terça-feira, 1 de novembro de 2011

Tentações, é possível vencê-las?


            Tentação, o que é? Ou melhor, como resistir? Quais as conseqüências caso não haja resistência? Existe meios de resistência?
            A finalidade desse texto é falar justamente sobre as atitudes do cristão diante as tentações. Em Mateus 4 vemos quais foram as atitudes de Jesus diante às tentações, mas, e nós? Como devemos nos portar diante delas? O que a bíblia diz sobre isso?

Sempre há um escape
Em 1 Coríntios 10.13 Paulo diz o seguinte:
“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”
            Esse texto é mesmo bem claro, principalmente quando diz que “não vós deixará tentar acima do que podeis”, e também quando diz que “ante com a tentação dará também o escape”. Acho que nada precisa ser explicado, porém, para reforçar digo-vos que não há tentação que não pode ser resistida, pois em toda a tentação há o escape. Mas do que se trata esse escape? Vejamos a seguir.

Fugir é o melhor que se pode fazer
Na maioria das vezes trata-se de fuga como novamente Paulo nos diz através de sua segunda carta à Timóteo no capítulo 2, versículo 22.
“Foge também dos desejos da sua mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.”
            Principalmente na juventude, os hormônios ficam a flor da pele, não é verdade? Para despertá-los não custa muito, então qual é o segredo para que não possamos nos complicar com isso? A fuga. Pois, esses hormônios são mais uma das obras maravilhosas do corpo humano, porém que devem ser estimulados no momento certo, onde, na maioria das vezes, não é a juventude. A não ser que você queira pedir pra Deus tirar isso de você, o melhor que se pode fazer é contornar a situação, e como fazer isso? Fugindo desses desejos.
Mas, quem foge de algo, procura um destino, não é verdade? O destino daqueles que fogem desses desejos deve ser a santidade (“coração puro”), sendo assim, o caminho da santidade como descreve Paulo trata-se de justiça, fé, amor e paz.

Quem suporta, vence
            Todos nós temos fraquezas, assim como na ficção o superman tem a sua criptonita, nós cristãos também temos as tentações que podem nos enfraquecer e nos derrotar, porém, a palavra de Deus trata-se do elemento básico para o fortalecimento espiritual, assim como um relacionamento verdadeiro com Cristo fará de nós pessoas fortes espiritualmente. Diante disso não há criptonita que nos derrote!
            Na bíblia vemos tanto homens que venceram as tentações e com isso chegaram a lugares altos como José, porém, vemos também homens que acabaram com suas vidas porque não conseguiram esse feito como Sansão. Porém a palavra de Deus ainda nos diz o seguinte:
“Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” Tiago 1.12
            O que mais posso dizer depois desses versículos?
            A única coisa que posso dizer é que se buscarmos a força para suportar as tentações no Senhor, fortalecendo o nosso espírito, certamente não só venceremos, como iremos à altos lugares, além de, é claro, receber a coroa da vida.

Que o Senhor Jesus te fortaleça e te dê sabedoria a cada dia para suportar e vencer as tentações!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Cuidado pezinho aonde pisa

   Você lembra daquela música que você cantava quando era bem pequeno? Mais ou menos assim:
“Cuidado olhinho o que olha!
Cuidado boquinha o que fala!
Cuidado pezinho aonde pisa!”
    Quero focar nesse último verso: “Cuidado pezinho aonde pisa!” Por onde você tem andado? Eu não sei, mas Ele sabe assim como você também sabe!
      O Salmo 91 diz o seguinte:
“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará…
… Ele te cobrirá com as suas penas, debaixo das suas estarás seguro…”
         O texto é bem claro, o que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará!
Deixando talvez um pouco mais claro podemos dizer: Aquele que habita no esconderijo do nosso Deus Todo Poderoso tem descanso, tranquilidade, paz e muito mais. Pois o Senhor nos guarda debaixo de suas asas, portanto estamos mais do que seguros.
    Mas o que acontece é que nem sempre nos mostramos satisfeitos, queremos descobrir novos esconderijos, queremos sair um pouco de debaixo das asas do Senhor.
        Porém quando eu não quero ficar no esconderijo dEle, quando eu não quero ficar debaixo das asas dEle o que acontece?
          A palavra do Senhor diz o seguinte: “Quem não é por nós é contra nós!”
         Não existe meio termo! Os mornos serão vomitados, conforme Apocalipse 3.16. Ou se é frio ou se é quente, usando assim o termo utilizada no versículo.
         Quando escolhemos sair do esconderijo, sair de debaixo das asas do Senhor, escolhemos então ficar, de certa forma, do lado de lá. E, acreditem, quem esteve do lado de lá não tem saudade nenhuma. E quem está do lado de lá e conhece o lado de cá, tenta com todas as forças voltar. Portanto, o conselho é não mudar de lado.
          O ser humano é curioso, os jovens então nem se fala não é? Porém, gostaria de ressaltar que algumas curiosidades podem custar caro, como vemos o exemplo do Davi, levando em conta a sua curiosidade em relação a Bate-Seba. Por causa de uma curiosidade uma família foi totalmente destruída.
          Outro fator que nos impulsiona à ir pro lado de lá, o lado oposto ao do Senhor, o lado onde não se é guardado pelas asas dEle é a fraqueza perante às tentações. Se queremos prosseguir à sombra do Altíssimo devemos resistir o diabo, (Tg 4.7) e tudo o que ele nos oferece. Vemos no livro de Gênesis quando José resistiu à tentação de se deitar com a esposa de Potifar, que, segundo os estudiosos, essa seria uma das mulheres mais lindas daquele lugar. Você acha que se José não tivesse resistido ele teria chegado aonde chegou? Saiu da prisão e se tornou governador da grande potência mundial daquela época sendo assim o segundo maior em todo o reino. Te dou certeza absoluta de que não, ao contrário, tudo poderia talvez acabar ali!
      José decidiu ali não sair da sombra do Altíssimo. Davi, apesar de por momentos ter se afastado, percebeu que era à sombra do Onipotente que ele era feliz, que era ali que ele encontrava paz, que era sim, ali debaixo das asas do Senhor onde ele queria viver o resto de sua vida.
E convido a você a vir pra esse lugar, onde se é possível ter paz, alegria e vida eterna, à sombra do Onipotente.
         Caso você já habite nesse lugar tão maravilhoso te incentivo a nunca sair debaixo dessas asas, pois só assim você terá a vida eterna pela frente de pura alegria, paz e amor que não se pode imaginar de tão grande.
Então você já sabe onde encontrar tudo isso e viu também duas coisas básicas que você deve tentar fazer: combater a curiosidade e resistir às tentações.

domingo, 23 de outubro de 2011

Santos num mundo pornô



              Já a algum tempo queria escrever sobre esse assunto, tenho lido e acompanhado alguns pastores de jovens que falam a respeito e hoje gostaria de compartilhar sobre com vocês.
         Não há dúvida alguma que o mundo onde vivemos, porém não pertencemos é pornô. Quanta imoralidade se vê por ai, não é verdade? E a imoralidade sexual consegue alcançar a todo tipo de pessoas. Para os solteiros existe a prostituição que alguns chamam de ficar ou pegar e que é “normal”. Para os namorados tem a fornicação considerada também um ato “normal” entre casais de namorados. E para os casais casados há o adultério, que a cada dia também se torna mais “normal” perante o mundo. Sem contar o material gráfico, virtual, eletrônico, enfim, todo tipo de artifício usado pelo inimigo para nos desviar do foco, do alvo.
Mas como nos comportar diante de tudo isso? Como ser puro num mundo pornô?
         Desde os mandamentos de Êxodo até as últimas cartas da Bíblia, como a primeira carta de Pedro, somos alertados e convidados a ser santos como Ele é Santo. Portanto, se não procuramos agir de tal forma contrariamos a palavra de Deus, então creio que não preciso completar, certo?
         Mas hoje quero então dar alguns “toques” sobre como podemos combater a imoralidade sexual através da busca incansável à Santidade. Todos esses “toques” são baseados na palavra do Senhor, afinal, ela é o nosso mapa. Vejamos então um pequeno manual de como ser santo num mundo pornô:

I- Conversar com Quem pode nos ajudar
“Orai cem cessar” 1 Ts 5.17
            Uma coisa é fato! Se conversamos com pessoas inteligentes, nos tornamos inteligentes, se conversamos com pessoas maliciosas, nos tornamos também maliciosos, e se conversamos com Deus? Nos tornamos santos, livres do pecado e da condenação, somos salvos pelo amor e graça dEle através do seu perdão infinito.
            Por isso a oração deve ser conforme 1 Ts 5.17, “sem cessar”. O grande pregador Spurgeon costumava dizer que só orava uma vez por dia ao Senhor, mas também dizia que não havia momentos no dia em que Ele não estivesse ligado à Deus através da oração.
            A oração não é só aquele momento em que ajoelhamos e falamos dieretamente com Deus, mas a oração pode e deve ser a forma de ficarmos ligado à Deus o tempo todo. E sem oração não há relacionamento com Deus, e sem relacionarmos com Deus como poderemos então vencer o pecado?
Lembro-vos também que o primeiro passo de um desviado é semper deixar de orar. Vamos agora então ao segundo passo para combatermos a pornografia, que é:

II- Combater as fraquezas fugindo
“2 Tm 2.22”
            Somos incentivados a lutar sempre, afinal, somos mais que vencedores em Cristo Jesus, correto? Mas uma das formas de vencermos às vezes trata-se de fugir, sabia?
            Em 2 Tm 2.22 Paulo diz o seguinte pra Timoteo: Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.”
            Jesus disse aos discípulos que a carne é fraca, portanto, é preciso vigiar, é preciso saber o momento de enfrentar o pecado, mas é preciso saber também o momento de fugir dele. A curiosidade, ou o “clima” como alguns se referem pode fazer com que andemos por caminhos tortuosos que não vem do Senhor, e às vezes caminhos que podem não ter volta. Portanto, a melhor maneira de vencer as fraquezas e as propostas “legais” que o mundo nos faz é fugindo como Paulo nos afirma.
            A imoralidade sexual perverte, vicia e escraviza da mesma forma que as drogas, bebidas, etc. Já notou a dificuldade que um fumante tem de largar o cigarro? Isso aconteceu porque ele experimentou, pensou ter domínio sobre a situação, e, logo o cigarro o dominou. Não podemos desafiar a Deus brincando com o pecado, alegando ter domínio sobre ele, mas sim fugirmos para que não sejamos dominados por ele.
             Agora, vamos ao terceiro e último passo do nosso texto:

III- Alimentação saudável e regular
            Quem não come, enfraquece, adoece, morre, não é isso? Zelamos tão bem da nossa vida carnal, mas e a espiritual? Será que não temos que alimentá-la? E como alimentá-la? Através da palavra de Deus! Se você estudar essa palavra viva e eficaz notará que ela tem resposta pra todo tipo de desafio, dificuldade, tentação, etc. Portanto meus amados, se quiser ter uma vida espiritual forte e sadia é preciso se alimentar.
            Devore a palavra de Deus e seja fortalecido no Senhor para que assim você possa ser sim um Santo nesse mundo pornô para honra e glória do Senhor.
          Talvez esses 3 passos não seja suficiente para que você seja liberto desse mal, mas pode ser um bom começo, agora resta à você querer ficar longe de tudo isso. E ae? O que me diz?

Que Deus abençoe grandiosamente a sua vida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...