segunda-feira, 28 de abril de 2014

Quem é Deus? - Introdução

     No Salmo 100, vemos: "Celebrai com júbilo ao Senhor, servi ao Senhor com alegria, entrai pelas portas dele com gratidão". Agora pergunto: Tudo isso porque? Porque devemos servir ao Senhor? Porque devemos fazer isso com alegria? Porque devemos ser gratos à Ele?
         Muitas pessoas não entendem o motivo de tudo isso? Talvez muitos não entendem porque as pessoas fazem isso, porque louvam à Deus, porque são felizes em trabalhar pra Ele, porque se esforçam para que aqueles que não aceitaram Jesus, o aceitem como Único Salvador de suas vidas.
         Nós muitas das vezes sabemos quem é Deus, o que Ele fez por nós, mas não sabemos explicar, não sabemos expressar o que Ele representa pra nós e para todos que o amam. Moisés esteve nessas condições quando foi chamado por Deus, e ele pensou: Senhor, se o Senhor tiver um nome pra mim falar pro povo, vai ficar mais fácil, então me diz ai, qual é o seu nome? Então Deus lhe respondeu em Êxodo 3.14,15:
“EU SOU O QUE SOU. Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. O Senhor, Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó me enviou a vós. Este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração”.
         Esse é o nome de Deus. Em hebraico: Ehyeh Asher Ehyeh. Em português: Eu Sou o que Sou.  Agora que temos o Seu nome, vamos falar um pouco mais sobre Ele.
Geralmente, quando você vai falar sobre alguém para outra pessoa, como você faz? Descreve as características, não é mesmo? Se é gordo, magro, alto, o cabelo e por ai vai. Quando alguém nos descreve outra pessoa, passamos a ter uma ideia da fisionomia da pessoa, certo? Mas, quando falamos de amigos ou alguém que iremos nos relacionar, precisamos conhecer mais sobre quem é a pessoa do que como ela é. Nesse momento o que realmente interessa não é o como é, mas sim o quem é, o caráter da pessoa. Então o objetivo desse texto e dos próximos que darão continuidade é falar sobre as características de Deus. Eu não posso dizer suas características físicas, mas com certeza, a luz da palavra de Deus posso dizer quem é o Deus que sirvo. A bíblia nos dá 2 tipos de características: os atributos incomunicáveis e os comunicáveis.
Os atributos incomunicáveis são aqueles que pertencem somente à Deus, como por exemplo, Onipotência, Onipresença, Onisciência, Imutabilidade, Eterno.
Os atributos comunicáveis são aqueles que Deus compartilhou com a Sua criação, ou seja, com o ser humano. Então esses atributos são as características que Deus tem e que espera que também tenhamos. Um filho geralmente herda características dos pais, não é verdade? Você puxou o seu Pai? Posso afirmar que esses atributos em nós testemunham muito mais sobre Deus do que as palavras. Porque digo isso? Porque é muito mais fácil mostrar alguém do que falar de alguém. Se um amigo diz que tem uma namorada e ninguém nunca vê, fica difícil crer, não é? Mas se ele chegar e te apresentar com certeza ficará mais fácil de crer. Da mesma forma é com Deus, pois, hoje em dia tem muita gente falando de Deus, mas nem todos o mostram. E como é que eu mostro Deus, Eberson? Através dos seus atributos comunicáveis. Começaremos a falar sobre eles nos próximos posts. Aguardem!

Confira o estudo completo:
Quem é Deus? - Introdução
Quem é Deus? - A fonte da santidade
Quem é Deus? - A fonte do amor
Quem é Deus? - A fonte da justiça e misericórdia
Quem é Deus? - A fonte da bondade
Quem é Deus? - Conclusão


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...