segunda-feira, 8 de abril de 2013

Combatendo a mornidão e a frieza espiritual

Gostaria hoje de falar sobre mornidão ou frieza espiritual. O que seria isso? De acordo com o Pr Elias Garcia “Mornidão é a indiferença ou menosprezo do crente em relação ao bom e necessário padrão de vida espiritual que a Bíblia tanto requer”.
Gostaria de exemplificar e ilustrar sobre através da igreja de Laodicéia, aquela que é destinatária da carta escrita em Apocalipse no capítulo 3 dos versículos 14 a 22.
Quando escrita essa carta, por volta do ano 90 d.C., a cidade de Laodicéia era uma das mais ricas do mundo. Além de ser um dos maiores, senão o maior centro comercial e financeiro do Oriente Médio. A cidade também era conhecida pela lã suave que produzia, exportando roupas para o mundo todo, e ainda pelo colírio também produzido por eles, que era o principal motivo do sucesso dos médicos. Outro indício da riqueza de Laodicéia consiste no simples fato deles terem sido atingidos por um terremoto por volta do ano 60 d.C. e recusado ajuda do governo, reconstruindo a cidade sem ajuda, com suas próprias forças econômicas.
A igreja de Laodicéia como se situava em uma cidade rica, conseqüentemente era rica, confirmamos isso no versículo 17 quando o Senhor se refere ao que eles diziam: “Estou rico, adquiri riqueza e não preciso de nada”. Mas essa riqueza se tratava apenas de uma riqueza material, espiritualmente o Senhor os chamou de miserável, digno de compaixão, pobre, cego e nu.
No decorrer do texto, Deus ainda dá o seguinte conselho aos laodicenses no versículo 18: “Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar”.
Analisando esse versículo temos a certeza da situação crítica em que estava a vida espiritual daquela igreja. Em outras palavras o Senhor lhe dizia: Nada do que vocês se orgulham faz diferença pra mim.
Em 1 Sm 16.7 vemos Deus dizer o seguinte à Samuel: “... o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”.
Olhando o exterior, a igreja de Laodicéia estava muito bem, era uma igreja próspera, devia ter um belo templo, não deveria ter pessoas passando por dificuldades financeiras, mas o interior estava dando vômito em Deus.
“Assim porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca” (Ap 3.16).
            Poucos sabem, mas essa ilustração que o Senhor usou, os chamando de morno, fazia parte da realidade da água de Laodicéia. A cidade ficava entre as cidades de Hierápolis e Colossos. Na cidade Hierópolis as águas eram termais (quentes) e essas ajudavam no tratamento de alguns problemas de saúde. Na cidade de Colossos, as águas eram frias, e essas eram boas para beber. Já em Laodicéia as águas eram mornas, e essas davam ânsia de vômito em quem bebia.
            Mas o que seria então essa mornidão? Na carta não há nenhum apelo para o abandono de práticas condenáveis por Deus como imoralidade sexual, trapaças, idolatria, como acontece em cartas anteriores nos capítulos 2 e 3, mas a igreja também não é vista como uma igreja que procura se alinhar ao padrão espiritual que a bíblia prega. E qual seria esse padrão? Para responder essa pergunta podemos tirar por base a igreja que recebe a carta anterior a Laodicéia, a igreja de Filadélfia. Nela vemos dois diferenciais, veja o que diz o versículo 8 de Apocalipse 3:
“Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome”.
            Enquanto a igreja de Laodicéia tinha sua força baseada em dinheiro, posses e fama, a igreja de Filadélfia procurou se fortalecer através da palavra de Deus e do testemunho dessa palavra, se tornando assim uma igreja fervorosa.
            Concluindo, afirmo que a igreja que Jesus deseja e procura não é simplesmente aquela que deixa as práticas do mundo e procura conforto, mas sim aquela que guarda a sua palavra e dá testemunho dela não importando circunstância, localização, etc.
            Igreja somos cada um de nós, no trabalho, na faculdade, na rua, em casa, somos representantes da igreja do Senhor Jesus Cristo. Então, a minha oração pra você hoje é que você seja sim, igreja fervorosa onde você estiver, combatendo a mornidão e a frieza espiritual através da palavra do Senhor e do testemunho dela.
            Que o Senhor Jesus te abençoe e te use grandiosamente!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...