quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O ciclo da vida segundo a bíblia

De acordo com a biologia, os seres vivos nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Mas qual seria o ciclo da vida espiritual abordado pela bíblia. Será que é parecido? Você só vai saber se continuar lendo o texto.
Em João 3 temos um diálogo entre Jesus e Nicodemos, um fariseu, autoridade entre os judeus (Jo 3.1). No meio da conversa Jesus fala sobre o novo nascimento, e isso deixa Nicodemos um tanto incomodado, a ponto de perguntar:
“Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!” João 3.4
Jesus então afirma que está falando sobre o nascimento do Espírito. E para entender o que seria nascer do Espírito, temos o versículo 1 da primeira Epístola de João no capítulo 5:
“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus”.
Portanto, o nascimento espiritual trata-se da crença em Jesus Cristo.
Assim como os seres vivos possuem a etapa do crescimento, os nascidos no Espírito também passam por essa etapa, conforme escrito em Efésios 4.14,15:
“O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo o vento de doutrina e pela astúcia e esperteza dos homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.
Não ser mais como criança significa crescer espiritualmente, e o alimento necessário para o crescimento é a verdade, ou seja, a palavra de Deus.
No ciclo de vida dos seres vivos a terceira etapa é a reprodução, daí pode surgir uma dúvida se os seres espirituais também passam por essa etapa. Busquemos solucionar essa dúvida através da verdade, e então encontramos Mateus 28.19a:
“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações”.
Nesse versículo Jesus está falando sobre multiplicação, reprodução, portanto, entendemos que os seres espirituais também passam pela etapa da reprodução.
Por fim, chegamos à última etapa da vida biológica, a mais temida, aquela que os seres vivos pensantes lutam com todas as forças para que não chegue, a morte. Aí temos uma diferença. Veja os versículos abaixo:
“Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. Pois ‘toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre’. Essa é a palavra que lhes foi anunciada”. 1 Pedro 1.23-25
O que Pedro está nos dizendo nesse texto é que a semente que nos gerou é eterna e isso faz de nós também seres eternos, ou seja, por mais que o nosso corpo físico corruptível venha a morrer, nós seres espirituais desfrutaremos da eternidade.
Anunciemos então a tempo e fora de tempo essa verdade, o Evangelho do Novo Nascimento, pois, conforme Jesus relatou a Nicodemos naquele bate papo:
“Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. João 3.3

         Que Deus abençoe a sua vida!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...