segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Amor = Renúncia (para os casais)

         Vimos no texto anterior que Deus deve ser a prioridade máxima de nossas vidas. Se Deus está acima de tudo e todos, em primeiro lugar, o que vem depois? Alguns poderiam dizer a igreja, outros, a vida profissional ou o ministério, mas a verdade é que, em segunda lugar está a família.
         Quando digo que a família está em segundo lugar, estou dizendo que durante o namoro, os seus pais são mais importantes que seu namorado(a). Quando você se casa, as coisas mudam, a sua família agora começa com marido e mulher, onde na maioria das vezes, depois vem os filhos. Agora o seu cônjuge se torna mais importante que os seus pais, mas esse continuam sendo importantes, mas num degrau abaixo, junto com os seus sogros. No noivado podemos dizer que, como transição, é preciso haver um bom senso, equilibrando o nível de importância e prioridade.
         O que é importante dizer é que, não importa se você é casado ou solteiro, se você vive em família, se você se relaciona com alguém, a renúncia estará presente em sua vida, pois, em Provérbios 18.1 em outras palavras está escrito que o egoísmo é o melhor amigo ou o primeiro passo para a solidão.
No namoro há renúncia, mas isso precisa ser dosado, e a tendência é que no casamento a dosagem aumente, ou seja, se hoje a sua maior renúncia é passar o natal com a família da sua namorada(o), longe da sua família, amanhã, quando vocês se casarem, é possível que você deixe de estudar ou tenha que se sacrificar no trabalho visando o bem do casal. Não quero assustar vocês, muito pelo contrário, quero contribuir com o amadurecimento de vocês. Afinal, quanto mais maduros e sábios vocês estiverem, melhor será para a caminhada de vocês como casal.
         Falando sobre a renúncia no casamento, vejamos o que diz Efésios 5.22-25:
“Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da Igreja, que é o seu corpo, do qual Ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela”. Efésios 5.22-25
         De acordo com o texto acima, a mulher exerce a renúncia no casamento por meio da sujeição e o homem por meio do amor. Talvez você logo diga que é muito mais fácil amar do que se sujeitar, mas o fato é que tanto amar quanto sujeitar está ligado à renunciar. Enquanto submissão significa entregar-se a alguém, amar significa se entregar por alguém.
Esse texto para muitas pessoas dá uma ideia machista quando não entendido, então tentaremos explicar a ideia do texto.
A comparação do homem com Cristo não é na autoridade, mas no amor, equivale ao fato do homem dar o seu tudo, renunciar a sua própria vida, por amor à sua esposa. Renunciar a própria vida significa que é responsabilidade do homem proteger, sustentar, dar atenção e respeitar sua esposa, ou seja, que ele deve se importar com ela, como consigo mesmo. No versículo 28, o apóstolo Paulo enfatiza isso dizendo:
“Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo”.
A resposta ao cuidado e ao amor do marido é a submissão da esposa. A submissão da esposa é comparada à submissão da igreja, então, podemos dizer que a igreja só submete a Cristo, porque Ele a ama e portanto é um prazer cooperar com Ele, ou seja, a renúncia afim de colaborar na missão acontece naturalmente.
         Uma discussão que surge em meio a interpretação desse texto é em relação à vida profissional da mulher. Em nenhum lugar a bíblia proíbe a mulher de trabalhar fora de casa, apenas reforça o fato de que ela continua sendo a governanta da casa (Pv 31) e não a isenta de estar submissa ao marido em hipótese alguma. O marido por sua vez continua sendo o provedor da casa, mas isso também não o impede de colaborar com as funções de casa, principalmente se a esposa trabalhar fora. Acredito que é nesse tipo de ambiente em que o casal aprende a renunciar.
         Portanto, se quisermos ter um relacionamento saudável e ‘até que a morte nos separe’, precisamos entender e viver o princípio da renúncia, onde o marido se entrega pela esposa e a esposa se entrega para o marido, e ambos, na condição de um só, se entregam para Jesus porque um dia Ele se entregou por nós.

         Que Deus abençoe a sua vida e o seu relacionamento!


obs.: Não viu o primeiro texto? Então clique no link abaixo e leia!
Amor = Renúncia (Parte 1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...