segunda-feira, 15 de abril de 2013

O que a bíblia diz sobre o beijo?


            O dia 13 de Abril é conhecido por muitos como o dia do beijo, uma data um tanto interessante. Eu, particularmente costumo me lembrar dessa data, não pelo que vejo na internet ou TV, mas sim por ser um dia depois da data em que eu conheci pessoalmente aquela que hoje é a minha esposa, a grande bênção que o Senhor me deu chamada Sarah. Só não pensem que as coisas aconteceram tão rápido, pois tive que orar e esperar o tempo certo pra chegar o meu tão sonhado dia do beijo. Hehe!
Romantismo a parte, fui direcionado pelo Espírito Santo a falar hoje sobre isso, beijo. Até hoje não vi ninguém dizer que não goste. Procurei pesquisar a respeito na bíblia e pensei: o que será que a bíblia tem a dizer sobre o beijo? Logo lembrei e também descobri momentos interessantes em que a bíblia cita esse ato de amor, afeto, ou talvez nem chegue a tanto como veremos.
No dicionário, o conceito de beijo é demonstração de afeto entre pessoas. E para cada pessoa e momento digamos que há um beijo propício. Por exemplo, não conheço ninguém que sai beijando a vovó na boca, ou, na cerimônia de casamento, quando o pastor diz que o noivo pode beijar a noiva, eles procuram ser respeitosos quanto ao local e convidados, não é mesmo?
            Levando agora para a bíblia, em Mt 24.12 diz que “por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”. Será então que o beijo será extinto da sociedade? Não creio nisso, mas creio que ele será mais uma forma falsa de demonstrar um amor falso, como aconteceu com um cara chamado Judas.
            Em todos os Evangelhos constam que esse homem chamado Judas Iscariotes, discípulo do Senhor Jesus, certa noite usou o beijo como uma forma de identificar aquele a quem prenderiam e mais tarde o matariam, tudo isso em troca de 30 moedas de prata. É sem sombra de dúvida o beijo mais amargo da bíblia e da história da humanidade.
            O apóstolo Paulo e também o apóstolo Pedro recomendavam que os irmãos se saudassem com um beijo santo (2 Co 13.12, 1 Ts 5.26, Rm 16.16, 1 Pe 5.14). Davi quando se reconciliou com seu filho Absalão o beijou (2 Sm 14.33). Noemi beijou suas noras para se despedir (Rt 1.9). Isaque pediu um beijo de seu filho Jacó, para que em seguida o abençoasse (Gn 27.26). Ou seja, em todos os momentos vemos o beijo utilizado como demonstração de afeto, mas não vemos isso no caso de Judas, ele beijou Jesus com os lábios, mas o crucificou com o coração.
            Hoje em dia, a falsidade na demonstração de afeto não é tão rara, pois o amor declarado da boca pra fora, o amor baseado em interesses próprios como dinheiro, poder, dentre outras coisas, é visto o tempo todo. Diferente do amor verdadeiro, aquele que a bíblia fala que “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”, esse sim é raro.
            Diante disso, vejam o conselho do rei Salomão: “Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos” (Pv 27.6)
            Em outras palavras Salomão dizia: prefira ganhar tapas de quem te ama do que beijos de quem não dá a mínima pra você ou que talvez queira o seu mal.
            Então, o meu desejo pra você é que você não faça parte dos muitos que esfriarão no amor por conta da iniqüidade, mas que o amor de Deus seja presente em sua vida continuadamente e que você possa desfrutar e compartilhar desse amor também com beijos no tempo certo e das pessoas certas. Quando coloco pessoas no plural, me refiro a todas as pessoas especiais da sua vida. Quando atribuo a palavra certa, quero fazer menção que você não deve sair por ai beijando por beijar, como o mundo prega, pois o beijo foi algo que o Senhor criou para ser desfrutado como demonstração de amor e não pra ser um simples hobby.
Se a sua hora ainda não chegou, não se preocupe, apenas espere no Senhor e verás que valeu a pena esperar, pois Deus é fiel e nunca atrasa e nem adianta, mas chega na hora certa.
            Que Deus abençoe a sua vida!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...