terça-feira, 4 de abril de 2017

Cristão Raiz x Cristão Nutella

                 Nos últimos meses o meme que tomou conta das redes sociais está relacionado a comparação do “eu raiz” e do “eu nutella”. Se você não sabe do que estou falando, a comparação raiz e nutella visa mostrar a diferença de quem é autêntico e de quem que foi “nutelizado” e por isso se tornou uma versão mais fresca.
         Na Bíblia podemos encontrar também uma comparação parecida na parábola do semeador (Mt 13.1-23; Mc 4.1-20; Lc 8.1-15). Nessa parábola é contada a história de quatro tipos de sementes que caíram em quatro lugares distintos como podemos ver a seguir:
“Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram”. Mateus 1.4
“Parte dela caiu em terrena pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz”. Mateus 1.5-6
“Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas”. Mateus 1.7
“Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um”. Mateus 1.8
         Jesus explica a parábola ao longo do capítulo dizendo que a primeira semente que caiu à beira do caminho, trata-se de quem ouve a mensagem do Reino e não a entende, a semente que caiu em terreno pedregoso são os cristãos frutos da empolgação, que ainda não tem raiz e que assim como aceitam rapidamente a mensagem, tendem a “morrer” também rapidamente, porque esses não têm raiz. A semente que caiu entre os espinhos são os que não conseguem focar no Evangelho, porque estão muito ocupados com as demais coisas. E a semente que caiu em boa terra são os que ofereceram um terreno fértil e profundo para que o Evangelho entrasse e fosse enraizado. Esses são os que terão frutos para colher e que desfrutarão do reino dos céus.
         Posso dizer que o cristão nutella pode ser comparado à segunda e terceira semente, já que a primeira nem chegou a se tornar algo. O cristão nutella ou é fruto de empolgação ou é alguém que trata o Evangelho como algo comum e não como algo a mais, indispensável. A atitude de alguém assim é de servir a Deus com interesses distorcidos e com data de validade.
         O cristão raiz é aquele que entende que estar em Cristo é viver uma vida de renúncia. É aquele que entende que o cristianismo consiste em dar frutos e que só conseguiremos isso quando o Evangelho estiver enraizado em nós.
         Não podemos viver um Evangelho nutelizado, mas um Evangelho genuíno, por isso precisamos de um conhecimento profundo da palavra de Deus.
         Será que temos feito do nosso coração e mente um terreno fértil para que o Evangelho se adentre e produza frutos? Que o semeador encontre em nós uma terra boa capaz de produzir o que só o Evangelho é capaz de produzir, vida eterna.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...