segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Os "Piratas do Caribe" da bíblia

O texto de hoje requer uma leitura complementar. Se você não conhece as histórias, abaixo segue o link dos textos que citarei.
   1-      Jesus acalma a tempestade - Mateus 8.23-27;
   2-      Jesus anda sobre as águas - Mateus 14.22-32;
   3-      O navio que Paulo viaja naufraga - Atos 27;
Nas 3 histórias citadas acima temos algo em comum, tempestade em alto mar, algo bem emocionante, no estilo do filme “Piratas do Caribe”. Comparando as 3 tempestades, posso dizer que, a primeira tempestade foi repentina, porém, de curta duração. A segunda tempestade não foi tão forte como a primeira, mas os homens à bordo temeram que ela piorasse. E na terceira tempestade temos proporções bem maiores, pois, enquanto nas histórias anteriores estamos falando de pequenas embarcações, na terceira história falamos de uma embarcação cuja tripulação era de 276 pessoas.
Também temos um sentimento em comum nas 3 histórias, o medo. Apesar das semelhanças, em cada história da trilogia “Piratas do Caribe” da bíblia temos um aprendizado diferente. Vejamos então o que cada história pode nos ensinar.
1- Piratas do Caribe e o passageiro dorminhoco
Na primeira história vemos os discípulos apavorados, mesmo com o Todo Poderoso dentro do barco deles. Mas Ele estava dormindo, não adiantaria nada, você pode pensar. Da mesma forma, vemos Jesus no nosso barco, vemos as portas se abrirem, os milagres acontecerem ao nosso redor, mas pensamos: Jesus está dormindo agora, Ele não vai me ajudar, Ele está fora de combate. Então eu quero te dizer que, que, não é porque Jesus não está se comunicando que Ele não esteja trabalhando em nossas vidas, que Ele esteja fora de combate.
Se a viagem fosse tranquila, os discípulos veriam a manifestação do poder de Deus naquele dia? Se quando a tempestade começasse, Jesus já acalmasse tudo, será que essa palavra seria tão forte como é pra nós hoje? Será que os discípulos dariam valor a isso, dessa forma? Acho que não né? Da mesma forma, às vezes, Deus quer que passemos por tempestades, pra aprendermos a depender dEle, a confiar nEle, a valorizá-lo como Ele realmente merece. Quando então ele enxerga isso em nós, e nós então nos dirigimos à Ele pedindo socorro, Ele se levanta e acalma a tempestade.
2- Piratas do Caribe e o fantasma sobre as águas
Na segunda história, não vemos relatos de barco inundando, nem nada do tipo, apenas vemos que havia uma tempestade ou um forte vento. E, naquele momento os discípulos se comportaram de forma pessimista, assim como às vezes nos comportamos diante dos problemas. Já viu aquela pessoa que vive baseada nas leis de Murphy: “Nada está tão ruim que não possa piorar”. Essas pessoas veem dificuldade em tudo, problema em tudo, demônio em tudo e até fantasmas.
            Os discípulos viram Jesus curar, ressuscitar, libertar, mas quando viram alguém andando sobre as águas pensaram que era um fantasma. Tem lógica? Na bíblia não fala e eu também não acredito que eles tenham visto fantasma em alguma outra ocasião.
Nós às vezes nos comportamos da mesma maneira, Deus nos sustenta, nos guarda, mas quando as coisas apertam é mais fácil vermos fantasmas do que o agir de Deus.
            Vemos então que aquela tempestade foi necessária para que o nome do Senhor fosse mais uma vez glorificado e para que os discípulos tivessem uma nova perspectiva, de que o Senhor cuida dos seus não importa a distância, então, se Alguém anda aproximadamente 5 km sobre as águas não é pra nos assombrar, mas para vir até o nosso barco e acalmar a tempestade.
3- Piratas do Caribe e o prisioneiro romano
Falamos agora de grandes proporções, grande navio, furacão Nordeste, marinheiros, capitão, viagem longa, então a coisa foi mais séria. E a diferença dessa história com as outras duas que lemos é que Deus não quis acalmar nada dessa vez, Ele queria manifestar o seu poder de uma forma diferente, mais emocionante. Ele tinha muita gente pra ensinar naquela tripulação: Paulo, marinheiros, capitão, centurião, prisioneiros, soldados, enfim 276 pessoas.
            E quando Deus tem muita coisa pra ensinar a tempestade tende a ser grande, assim como a vitória também. Foram cerca de 20 dias de lutas, escuridão, frio, mas de vitória. Certamente Deus mudou a história daquelas pessoas, elas agora tinham uma vida dividida entre antes e depois de naufrágio. Elas tinham história pra contar, elas tinham agora um testemunho do cuidado do Senhor para que elas e outras pessoas pudessem fortalecer sua fé.
4-    Piratas do Caribe nos dias de hoje
            Utilizando agora essas histórias, que são fatos reais, como ilustração, pergunto: Que tipo de tempestade você tem passado?
            Talvez você esteja passando por um momento difícil essa semana ou no dia de hoje, o seu barco talvez esteja se inundando rapidamente, e a tendência é que você naufrague.
            Talvez o seu barco não esteja inundado, mas você teme que isso aconteça e consequentemente o pior, ele afunde, naufrague.
            Talvez também você esteja lutando durante dias, talvez meses ou anos contra uma fortíssima tempestade e por isso já está perdendo a esperança.
            Se você estiver em uma dessas 3 condições, quero te dizer algo: Aprendemos alguma coisa diferente em cada tempestade que passamos, mas o fim da nossa viagem vai depender de quem está no nosso barco.
            Se Jesus está no seu barco, vitória é garantida, pois, com Jesus vencemos qualquer tempestade!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...