sábado, 14 de maio de 2016

Uma linda mulher

Hoje quero fazer uma analogia do filme “Uma linda mulher”. Não quero de maneira alguma apresentar nossa personagem como uma prostituta, mas como alguém que precisava de ajuda. Falo de uma viúva, estrangeira, que foi ajudada e acabou se casando com um homem bondoso e rico. Já sabe de quem estou falando? Estou falando da história de amor de Rute e Boaz.
Boaz, logo que viu Rute já quis logo saber quem era. Veja no capítulo 2, versículo 5:
“Boaz perguntou ao capataz dos ceifeiros: ‘A quem pertence aquela moça? ”.
Não quero fazer apologia ao amor à primeira vista. Mas posso dizer que o primeiro olhar, o primeiro encontro, a primeira impressão, a primeira conversa, tudo isso pode representar um ótimo início. 
Depois da parte do “quem é aquela? ” Boaz tratou-se logo de se apresentar demonstrando gentileza, segurança e solicitude (Rt 2.8-9). Evidentemente a atitude de Boaz chamou a atenção de Rute que quis saber porque o galã estava sendo tão bom com ela. O que ele queria? Ainda mais ela que além de novata era estrangeira (Rt 2.10). Então Boaz afirma que já tinha puxado a ficha dela e concluído que ela era alguém que merecia cuidado e atenção. Ela valia a pena.
         O nosso mocinho da história continuou impressionando. Elogiou a atitude de Rute para com a sogra. Talvez pensasse: “Se cuida tão bem assim da sogra depois do marido morrer, imagina de nossos filhos”. Depois ele a serviu muito bem na hora do almoço e ainda pediu um tratamento especial a ela para os seus servos.
E não pensem que foi só o Boaz que ficou impressionado. Ao chegar em casa Rute testemunhou à sua sogra o quanto foi bem cuidada e então recebeu a notícia de que Boaz era o seu resgatador (Rt 2.20), em outras palavras, o príncipe do cavalo branco, o Richard Gere da Julia Roberts. O que isso significa? Em Levítico 25 é explicado que numa situação de necessidade as pessoas vendiam parte de suas terras para sobreviver. Só que era uma venda temporária. O vendedor poderia trabalhar para comprar de volta ou algum parente poderia vir e comprar a terra. Porém, no caso de viuvez, ou seja, o marido morrer, o resgate acontecia por meio de casamento. Geralmente o irmão assumia a cunhada e o primeiro filho que nascesse teria o nome do tio morto, para que o nome do falecido não fosse apagado de Israel. Quando não havia irmão, o parente mais próximo faria isso (Dt 25.5-6).
         Quando Noemi diz a Rute que Boaz era um dos resgatadores da família, ela estava dizendo que ele era um primo que teria que resgatá-la. Rute gostou de ouvir isso e foi se produzir. Ouvindo o conselho de Noemi ela passou perfume, vestiu a melhor roupa e foi procurar Boaz (Rt 3.3).
         Talvez pela primeira vez na Bíblia vemos uma mulher tomar atitude. É, a mulher está dando o primeiro passo. Quem disse que isso é proibido? Rute contou a Boaz que ele era um resgatador que foi praticamente um pedido de casamento.
         Boaz novamente fica encantado e admirado. Provavelmente ele era mais velho que Rute, pois ele diz que ela poderia ter ido atrás dos mais jovens (Rt 3.10). Mas Rute queria o coroa gente boa. E Boaz também queria aquela que ele chama de mulher virtuosa (Rt 3.11).
         Em Provérbios 31.10 está escrito que feliz quem encontrar a mulher virtuosa. Pois ela é muito mais valiosa que os rubis. Boaz entendia isso e não queria perder a bênção. Veja o que ele diz no versículo 11 de Rute 3:
“Farei por você tudo o que me pedir”.
         Estava ou não estava com moral a tal da Rute?
         Rute era mulher virtuosa, mas também preciso destacar as qualidades de Boaz. Um bom homem. Por várias vezes vemos essa qualidade de Boaz ao longo do livro de Rute. Também podemos notar que ele era temente a Deus. Quando chegou na plantação saudou os ceifeiros dizendo: “O Senhor esteja com vocês! ” (Rt 2.4). Quando Rute deu aquela intimada nele, ele a recebe dizendo: “O Senhor a abençoe, minha filha! ” (Rt 3.10). E depois fez um compromisso com Rute “em nome do Senhor”.
         Além de bom e crente, Boaz era lutador. Corria atrás de seus objetivos. Mesmo sabendo que teria alguém na sua frente da fila para se casar com Rute, correu atrás. Procurou a melhor forma de convencer o seu parente, provavelmente um primo, de que não era um bom negócio para ele se casar com Rute. Mas ele faria aquele “sacrifício”. Fez isso de forma justa e na frente de autoridades para não ter erro depois.
         O livro de Rute termina com um belo final feliz. Casamento e nascimento de um filho, Obede, o avô de Davi. É uma bela história, de uma linda mulher por fora e principalmente por dentro. Mas também a história de um homem bonito. Para se merecer uma linda mulher também é necessário ser bonito. Quando digo isso, claro que está inserida a parte que faz bem se cuidar (tomar banho, escovar os dentes, passar perfume), mas, o que nós homens podemos oferecer de mais belo é o nosso temor a Deus refletido através da piedade, além da determinação em oferecer sempre o melhor para aquela que Deus nos deu.
         Se você já encontrou a sua Rute ou o seu Boaz, que Deus abençoe o seu relacionamento! Se você não encontrou, que Ele lhe abençoe na busca!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...