terça-feira, 13 de novembro de 2012

Que tal medirmos a nossa espiritualidade?


            Seria possível medir a nossa espiritualidade? Pergunto isso levando em conta o relacionamento com Deus, a comunhão com Ele. Paulo diz em 1 Co 2:11 que pra se entender as coisas de Deus, é preciso ter o Espírito de Deus. Podemos então dizer que quanto mais próximo estamos do Espírito Santo, maior é a nossa espiritualidade para com Deus. Sendo assim, se temos nos relacionado com Ele de forma intensa, logo a nossa espiritualidade também será intensa, caso contrário, podemos dizer que o nosso nível de espiritualidade está deixando a desejar.
            Em outras palavras, teremos um alto nível de espiritualidade quando priorizarmos a alimentação do espírito ao invés da carne. Como assim? Em Gálatas 5, Paulo faz um paralelo sobre as obras do Espírito e as obras da carne. Ele reforça o texto mostrando que devemos crucificar a carne, para que o Espírito prevaleça, veja isso no versículo 16:
“Por isso, digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.”
            O Pr Josué Gonçalves usa a seguinte ilustração pra esse texto:
“Existem 2 cachorros que lutam o tempo todo dentro de mim.  Um se chama carne e outro Espírito. A escolha do vencedor está na minha responsabilidade, pois vencerá aquele que eu alimentar.”
            Alimentar o espírito é sempre o objetivo de nós cristãos, porém, em muitos casos, as pessoas se enganam “tentando” fazer isso.
Existem pessoas que pensam que porque possui um ministério, ou porque colaboram na igreja de alguma forma, ou talvez porque são cristãos assíduos quanto aos cultos semanais estão muito bem com Deus. Pensam estar com a bola toda no quesito espiritualidade, mas sinto informar a alguns que as coisas não são bem assim. Ir na igreja, cumprir um ministério, muitas das vezes, não passa de pura religiosidade. Como assim? Quantas pessoas não se comportam como o crente camaleão (texto do post anterior)? Dentro da igreja é uma bênção, mas o mais importante, o testemunho fora dela não é o mesmo, ou seja, a identidade cristã só é utilizada dentro da igreja, e isso é muito errado.
            Paulo no versículo 25 de Gálatas 5 diz o seguinte:
“Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.”
            O que queria dizer Paulo? Que Deus se revela em nós não pelos dons, mas pelos aspectos do Fruto do Espírito. Ou seja, as pessoas não vêem Deus em nós porque vamos à igreja ou porque temos algum ministério ou dom, mas porque fazemos a diferença, e se fazemos a diferença é porque o Espírito está prevalecendo à carne, então todo mérito, honra e glória a Deus que nos faz instrumento em suas mãos.
            Busquemos então a cada dia sermos homens e mulheres espirituais para que as promessas do Senhor se cumpram em nossa vida, como diz o texto em 1 Co 2.9:
“Todavia, como está escrito: ‘Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam’;”
            Se amarmos a Deus, logo obedeceremos, e se obedecermos logo buscaremos alimento espiritual, e se assim o fizermos veremos cumprir em nós o que Jesus disse em Mt 5.16:
“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.”
Que o Senhor te abençoe e te conduza a crescer espiritualmente!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...