quarta-feira, 22 de julho de 2015

O Deus desconhecido

         O livro de Atos relata no capítulo 17 quando o apóstolo Paulo esteve na cidade de Atenas. Chegando lá, ele encontra uma cidade onde a idolatria reinava. Havia ídolos por toda a parte e isso causou uma grande indignação em seu coração (v. 16).
         Discutindo com alguns filósofos, Paulo foi chamado de tagarela (v. 18) e em seguida direcionado para falar aos atenienses no Areópago (v. 19), que era um conselho público da cidade. É importante ressaltar que Atenas era o centro intelectual da época, ou seja, nos dias de hoje era como se ele tivesse a oportunidade de falar em um auditório em Harvard.
         Veja um trecho da mensagem de Paulo naquela ocasião:
 “Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: ‘Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muitos religiosos, pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.” Atos 17.22-23
         Não é a primeira vez na bíblia que vemos o relato de pessoas que diziam adorar a Deus, mas não O conheciam. Quando Jesus esteve com a mulher samaritana junto ao poço de Jacó na cidade de Sicar, Ele disse:
“Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus”. João 4.22
         Diante disso, lhe pergunto: Você conhece o Deus que adora?
         O cantor Rodolfo Abrantes disse certa vez que “A Som Livre toca, mas quem adora é você”, se referindo ao fato da gravadora Som Livre apenas se beneficiar com a venda de CDs e DVDs gospel. Concordo plenamente, pois, não existe adoração verdadeira sem conhecimento do Deus verdadeiro.
         Uma grande parte da população brasileira vai à igreja pelo menos uma vez na semana e possivelmente você faz parte dessa maioria, por isso pergunto novamente: Você conhece o Deus que adora?
         Jesus disse que os samaritanos adoravam quem não conheciam, porque naquela época, já havia todo o Antigo Testamento à disposição do povo de Deus, mas os samaritanos só criam no Pentateuco, ou seja, ignoravam boa parte das escrituras, assim como hoje os judeus ignoram o Novo Testamento. Portanto, o que Jesus disse à mulher samaritana e também a nós é que não há como conhecer a Deus desprezando as escrituras, a bíblia. E não buscar conhecer a palavra de Deus é também uma forma de desprezo.
         O apóstolo Paulo falando aos atenienses, aborda um pouco das escrituras apresentando Deus como Criador do céu e da terra (v. 24), e de todos os homens (v. 25-26) e conclui o raciocínio dizendo que “nele vivemos, nos movemos e existimos” (v.28).
         Com certeza o que Paulo disse a respeito de Deus não foi o suficiente para que Ele fosse conhecido de fato, mas a ideia era lançar a semente para que os ouvintes buscassem conhecer o tal DEUS DESCONHECIDO através da Sua palavra. Da mesma forma, ouvimos um pouco sobre Deus nos cultos que participamos, em artigos na internet, ou em um bate papo com amigos, mas só conheceremos Deus de fato quando o buscarmos em sua palavra.
Nas entrelinhas Paulo estava dizendo o seguinte aos seus ouvintes: “Se vocês conhecerem de verdade esse Deus, vocês vão deixar de adorar todos os outros deuses e então prestarão culto somente ao Rei dos reis”.
         Concluo dizendo que quando conhecemos Deus de verdade através da Sua palavra, adquirimos a capacidade de identificar os falsos profetas que o próprio Jesus nos orientou a ter cuidado (Mt 24.4), além de conhecimento para oferecer uma adoração que Ele espera de nós, em espírito e em verdade (Jo 4.23).
         Que Deus abençoe sua vida e que você tenha cada vez mais sede de conhece-Lo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...