terça-feira, 14 de julho de 2015

Porque ir à igreja

Ocasionalmente sou questionado sobre o que me leva a frequentar uma igreja. Se cada um de nós somos templo do Espírito Santo (1 Co 6.19) e se podemos adorar a Deus em qualquer lugar (Jo 4.21), por que precisamos de um templo físico para nos reunir? Poderíamos escrever um imenso artigo sobre essa temática, mas como o objetivo desse espaço é resumir, pretendo mostrar pelo menos alguns princípios importantes sobre o que é ser ou pertencer a uma igreja.
Antes, é importante dizer que, se a igreja é formada por pessoas e as pessoas são imperfeitas, a igreja só alcançará a perfeição quando os filhos, ou seja, os membros, forem transformados em glória, ou seja, na volta de Jesus. Billy Graham certa vez disse a uma senhora: “O dia que encontrar a igreja prefeita, não entre, pois, no dia que a senhora lá entrar, ela deixará de ser perfeita”. Acho que não preciso falar mais nada sobre isso, certo? Prossigamos então ao que a bíblia tem a nos ensinar.
Rick Warren, no livro “Uma vida com propósitos” menciona que as expressões “uns com os outros” e “entre si” aparecem no Novo Testamento mais de 50 vezes. Ou seja, a bíblia por várias vezes fala sobre reciprocidade, ou seja, dar e receber, e é esse o sentido da igreja, promover relacionamentos, comunhão, crescimento espiritual (At 2.42). Vejamos 7 fundamentos que só podem ser desenvolvidos através de relacionamentos:
1-    Amar uns aos outros (1 Jo 4.12) – O maior dos mandamentos é o amor, e, como filhos de Deus, herdeiros dos céus, temos a responsabilidade de mostrar Deus às pessoas ao nosso redor através do amor, e a igreja é um lugar onde podemos aprender na teoria e na prática sobre isso.
2-    Exortar uns aos outros (Hb 3.13) – Exortar é uma palavra que pode trazer confusão, pois pode dar a ideia de que somos juízes, o que não é o que o texto da carta aos Hebreus quer dizer. Em outras versões a palavra exortar é substituída por encorajar ou animar, portanto, com o complemento do versículo entendemos que exortar trata-se de abrir os olhos uns dos outros em relação ao pecado, mas isso sempre com amor, afinal somos da mesma família.
3-    Incentivar uns aos outros (Hb 10.24) – Além de fazer a nossa parte demonstrando amor e compaixão, precisamos também incentivar os nossos irmãos a seguir esse caminho, e, é claro, só será possível se demonstrarmos na prática.
4-    Honrar uns aos outros (Rm 12.10) – Todos gostamos de ser tratados de forma honrosa. E o que a bíblia nos ensina é que devemos tratar os nossos irmãos como gostaríamos de ser tratados, ou seja, com honra.
5-    Servir uns aos outros (Gl 5.13) – Quem ama tem prazer no servir. Jesus disse que o maior nos céus é aquele a quem serve e que Ele mesmo esteve como quem serve (Lc 22.27).
6-    Instruir uns aos outros (Rm 15.14) – O crescimento espiritual na igreja acontece de forma mútua, ou seja, aprendemos e também ensinamos. Normalmente o irmão mais velho sempre tem algo a ensinar ao mais novo, na vida cristã não é diferente, pois “nascem” irmãos mais novos constantemente.
7-    Ser bondosos e misericordiosos uns com os outros (Ef 4.32) – Na oração do “Pai Nosso” costumamos dizer “perdoai as nossas dívidas, como perdoamos os nossos devedores”. E no capítulo onde está registrado essa oração ensinada por Jesus, Mateus 6, vemos no versículo 15: “Mas se vocês não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas”.
Me atrevo a dizer então que, assim como costumamos dizer que educação vem de casa, podemos dizer também que uma vida espiritualmente saudável e madura também, pois na casa de Deus temos oportunidades de crescer juntos como corpo de Cristo tendo como manual a palavra de Deus (Ef 4.14-15).
Se pertencemos à mesma família, precisamos viver em comunhão como filhos de Deus, afinal, somos todos herdeiros dos céus, ou seja, moraremos todos juntos. Quando digo todos quero ressaltar que não existe essa história de que “todo mundo é filho de Deus”, pois a bíblia fala que os filhos são aqueles que creram em Jesus (Jo 1.12), então quando digo todos, falo sobre todos os filhos, todos os que creram. Sempre teremos relacionamentos com pessoas que não professam a mesma fé que nós, mas isso não quer dizer que não devemos nos importar com eles ou deixar de mostrar o amor de Deus a eles, muito pelo contrário, é mostrando Jesus ao mundo que cumpriremos a principal missão que Ele deixou à igreja que é “pregar o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16.15).
 Portanto, você cristão, aproveite a oportunidade de crescimento espiritual que você tem através da sua comunidade de fé e incentive os que estão ao seu redor a aproveitar essa oportunidade (Hb10.25), e você não cristão é com certeza muito bem vindo(a) à casa de Deus e também à nossa família.

Que o Senhor abençoe a sua vida e lhe conduza ao crescimento espiritual!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...