sábado, 16 de abril de 2016

Reagindo às novidades

         Quando alguém lhe diz: “Tenho novidades! ”, qual é a sua reação? Geralmente esse anúncio nos leva a argumentação: são boas ou más notícias? O que acontece é que quase sempre a resposta é relativa, ou seja, depende do ponto de vista.
         A Bíblia nos fala de uma grande novidade, a novidade de vida:
“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! ” 2 Coríntios 5.17
Se estamos em Jesus Cristo temos uma nova vida, uma nova casa, uma nova família. 
Agora voltando a falar de vida na terra, quais são às suas expectativas quanto às novidades do dia a dia?
As novidades te animam? É bom imaginar o que de bom vem por aí, num futuro próximo ou distante. É bom passar de fase! O apóstolo Paulo nos fala na carta aos Efésios “que o propósito é que não sejamos mais como crianças” (Ef 4.14), ou seja, há um propósito divino na nossa maturidade. Portanto, saiba desfrutar das coisas boas que as novidades irão lhe proporcionar. Enxergue as novidades como oportunidade de crescimento. Enxergue as novidades como colheita. Enxergue as novidades como o agir especial de Deus na sua vida.
As novidades te assustam? Novidades podem nos trazer responsabilidades, e isso também é prova de maturidade. Geralmente se assume responsabilidades quando se está preparado. Mas daí você pode pensar: e será que estou preparado (a) para novidades na vida profissional, acadêmica, afetiva, ministerial ou sabe se lá que área específica da sua vida?
Não se assuste! Se você não se sente preparado ou se tem dúvidas quanto a algumas questões, gostaria de lhe dizer que temos o material necessário para lidar com isso. A palavra de Deus é que nos vai ajudar nesse propósito.
A segunda carta à Timóteo foi certamente a última carta escrita pelo apóstolo Paulo. Nela o apóstolo fez questão de deixar tudo o que ele julgava ser importante para que Timóteo, um jovem pastor pudesse assumir novas responsabilidades como pastor, líder e porque não como homem. Diante de tantos ensinamentos preciosos gostaria de destacar um que se encaixa com a nossa temática:
“Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que lhe aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu”. 2 Timóteo 3.14
Essa recomendação é para você que aprendeu e tem aprendido princípios valiosos na Bíblia. Timóteo conheceu a palavra de Deus ainda criança, portanto ele aprendeu esses princípios importantes. A recomendação de Paulo é que ele permanecesse nesses princípios. Afinal, mais importante do que ter ciência dos princípios é permanecer neles, independente das mudanças, das novidades, sendo elas boas ou ruins. Ganhando ou perdendo, empregado ou desempregado, rico ou pobre, sadio ou enfermo, precisamos permanecer nos princípios que aprendemos na palavra de Deus.
O versículo 16, que vem na sequência do texto citado acima nos diz que a Bíblia é inspirada por Deus e nos serve para pelo menos quatro coisas:
     a)     Útil ao ensino – serve para nos mostrar o que é certo;
     b)    Repreensão – serve para nos mostrar o que não é certo;
     c)     Correção – serve para nos tornar certos;
     d)    Instrução na justiça – serve para nos fazer permanecer certos.
Portanto, diante das novidades, mudanças, diante da crise em que o país inteiro está passando, temos algo precioso à nossa disposição afim de nos fazer perfeitos, afim de nos preparar para toda boa obra. E toda boa obra vai da obra de Deus ao casamento, profissão, saúde e qualquer outra área da vida.
         Se tivermos a palavra de Deus em nossos corações e mentes estaremos sempre preparados para qualquer novidade, pois lembraremos por exemplo que:
O Senhor é o nosso pastor, nada nos falta!
Em Jesus, somos mais que vencedores!

         Que Deus lhe abençoe e lhe ajude a reagir bem a todas as novidades!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...