quarta-feira, 6 de julho de 2016

Um abraço vale mais do que mil palavras

         Para você, quanto vale um abraço? Temos na Bíblia um relato que nos leva a refletir sobre isso.
         Quando Paulo e sua caravana missionária se reuniu em Trôade temos um grande acontecimento, uma ressurreição. Mas antes de chegar nesse milagre gostaria de atentar para alguns detalhes.
         Lucas, o escritor do livro de Atos nos relata que um dia antes de ir embora, Paulo estendeu a reunião falando até meia noite (v. 7). Para não termos dúvidas de que o discurso foi longo, temos o relato do versículo 9:
“Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo [...]”.
         Creio que precisamos ir à casa do Senhor com ânimo e disposição. Isso quer dizer que precisamos nos esforçar para ir à igreja com a “bateria carregada” para oferecermos o nosso melhor à Deus e também para não dormir e consequentemente passar vergonha na frente dos irmãos.
Agora levando em conta os dias de trabalho ou estudos esgotantes, a semana cheia de atividades e às vezes alguns imprevistos, entendemos que dormir na igreja não é o fim do mundo, principalmente quando o culto ou a pregação é prolongado. O grande problema é que Êutico adormeceu sentado em uma janela no terceiro andar. A essa altura você já consegue imaginar o que aconteceu, não é mesmo? Veja a sequência do versículo 9:
“[...] Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto”.
         Nesse momento todos os sonolentos despertaram, certamente houve um grande alvoroço naquele lugar. Então Paulo para de falar por um momento e age:
“Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: ‘Não fiquem alarmados! Ele está vivo’”. Atos 20.10
         Depois disso Paulo aprendeu a lição. Parou de falar? Não. Serviu o lanche para despertar o sono do povo e depois falou até o amanhecer e foi embora (v. 11).
         Brincadeiras à parte, o que gostaria de trazer à reflexão é que muitas vezes um abraço ou alguma outra atitude de amor ou piedade irá dizer mais do que mil palavras. Possivelmente depois de um tempo, o discurso de Paulo naquela noite ou naquela madrugada foram esquecidos pelos que ali tiveram, mas dificilmente esqueceram do abraço que trouxe vida.
“Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou”. Atos 20.12
         Os nossos abraços também pode trazer vida e consolo. Vivemos em tempos de aflição, onde muitos choram e a natureza geme (Rm 8.22). Ao invés de questionar o sono dos Êuticos ao nosso redor, ofereçamos consolo, vida. Afinal, todos estão aguardando com expectativa a manifestação de amor dos filhos de Deus (Rm 8.19). Portanto, estejamos mais dispostos a demonstrar amor ao próximo, a dar abraços, a enxugar as lágrimas do que choram, a oferecer ajuda aos necessitados do que a ter um discurso convincente.

“Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. 1 João 4.8
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...