quinta-feira, 28 de julho de 2016

A turma do amendoim

         Você faz parte da turma do amendoim? Esse nome foi dado pelo técnico Felipão, na época em que ele dirigia o Palmeiras, fazendo referência aos torcedores que ficavam atrás do banco de reservas comendo amendoim, reclamando em cada passe errado do time ou em cada ação do treinador do time, principalmente com o time perdendo.
         A turma do amendoim é repleta de gente não entra em campo, mas gosta de apontar os erros de quem está lá dentro. Quando digo isso, não falo apenas de futebol. A turma do amendoim está presente nos relacionamentos, nos negócios, na família, e até na igreja, sim, na igreja também.
         Quando esses críticos vão para a internet são chamados de haters, e tem para todos os gostos e todos os assuntos, alguns mais comedidos e outros bastante ofensivos, a grande maioria sem um pingo de piedade.
         E o que será que a Bíblia diz sobre tudo isso? No fim da primeira carta à Timóteo temos um precioso ensinamento quanto a esse comportamento:
“Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as ideias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento; professando-o, alguns desviaram-se da fé. A graça seja com vocês”. 1 Timóteo 6.20-21
         A turma do amendoim gosta muito de se colocar no lugar do outro, sempre contando alguma vantagem, pois bem, se você faz parte ou não dessa turma, convido você agora a se colocar no lugar de Timóteo, observe atentamente o conselho do apóstolo Paulo.
         Guarde o que lhe foi confiado! Quando o apóstolo Paulo se refere ao que foi confiado a Timóteo ele está falando de fé (2 Tm 1.13-14). Isso significa que Timóteo, assim como nós, deveria compartilhar aquilo que foi depositado sem tirar nem pôr, ou seja, trata-se de preservar o puro, não misturar joio e trigo. E como fazer isso? Através de três atitudes listadas a seguir:
Evite as conversas inúteis! Temos a mania de querer saber mais do que quem já fez ou faz as coisas a muito mais tempo que nós. É a famosa sina de querer ensinar o padre a rezar a missa. O fato é que não precisamos dar opinião sobre tudo. Não precisamos ter sempre que atacar ou defender alguém para demonstrar conhecimento. O tolo se passa por sábio quando se cala (Pv 17.28).
Evite as conversas profanas! Gosto de ouvir opiniões, mas o excesso de palavrões em alguns textos e vídeos me tiram do sério e me fazem desistir de ver alguns materiais. Quem não consegue expor seu ponto de vista sem ofender o próximo demonstra fraqueza e insegurança. O Rev. Hernandes Dias Lopes afirma que “aqueles que se entregam aos falatórios inúteis e profanos tornam-se piores e se degradam ainda mais”.
Evite as ideias contraditórias! Muitos querendo demonstrar conhecimento acabam se contradizendo. Esbanjam habilidade na oratória, mas pecam na fundamentação. Se tratando de assuntos teológicos, muitos “mestres” erram por não conhecerem as escrituras (Mt 22.29), se perdendo no básico.
Deixemos o amendoim, a pipoca, o refrigerante, o café, a inveja, a insegurança, a desconfiança e tudo o que nos acompanha quando tentamos atingir o próximo com nossas críticas e nos alimentemos um pouco mais de amor, compaixão, pró-atividade e disponibilidade para, ao invés de desviar do caminho da fé, possamos encontrar os que estão perdidos convidando-os a nos acompanhar nessa difícil, porém, vantajosa caminhada que tem como destino o reino dos céus.
Que a graça do Senhor Jesus esteja com você!

BIBLOGRAFIA
LOPES, Hernandes Dias. 2 Timóteo: o testamento de Paulo à igreja. São Paulo: Hagnos, 2014.
STOTT, John R. W. A mensagem de 1ª Timóteo e Tito: a vida da igreja local: a doutrina e o dever. São Paulo: ABU Editora, 2004.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...