terça-feira, 12 de julho de 2016

No meio do caminho tinha uma pedra

         Como você lida com as pedras em seu caminho? Provavelmente você já deve ter visto o popular poema de Carlos Drummond de Andrade intitulado “No Meio do Caminho”. Creio que os versos mais fortes do poema são:
“Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra”.
         O que seria a pedra? Estudiosos afirmam que o autor se referia a obstáculos, problemas que temos que lidar durante o caminho, a vida.
         Todos passamos por problemas. Jesus afirmou que no mundo teríamos aflições, dificuldades, obstáculos, mas no mesmo versículo, João 16.33, ele diz:
“[...] contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
         Em outras palavras, Jesus disse: “Haverá pedras no caminho!” Mas como vamos lidar com essas pedras? Com ânimo, confiando em Deus, pois isso faz toda a diferença. Procurando pedras no caminho de personagens bíblicos, encontramos atitudes exemplares que podem nos dar ânimo para prosseguir. E esse é o objetivo, como bem disse o apóstolo Paulo na carta aos Romanos:
“Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo precedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança”. Romanos 15.4
         Vamos aos exemplos!
         Jacó quando se deparou com uma pedra no caminho, fez dela um travesseiro (Gn 28.11) e depois construiu um altar com ela (Gn 28.22), dando início à sua viagem de peregrinação para a terra em que Deus o prosperaria, mas não sem ter que lidar com outras pedras.
Moisés em meio ao deserto, diante de uma grande pedra que era a sede de milhares de pessoas tirou água de uma outra pedra (Ex 17.6).
Samuel depois de derrotar uma grande pedra que era o domínio dos filisteus, pegou uma das pedras em seu caminho e a chamou de Ebenézer, dizendo: “Até aqui o Senhor nos ajudou” (1 Sm 7.12).
A famosa história de Davi também nos conta que uma pedra e uma funda foi o suficiente para ele derrotar o gigante Golias, a pedra temida por todo um exército (1 Sm 17.50).
         Haverá pedras no caminho, mas em Jesus somos mais que vencedores (Rm 8.37). Ele é quem transforma as pedras em instrumentos de bênçãos. Ele é a pedra viva, a pedra angular e aquele que nela confia jamais será envergonhado (1 Pe 2.6).
         Se crermos nessa palavra não diremos que havia uma pedra no caminho, mas que a pedra é o caminho, a verdade e a vida.

         Que o Senhor abençoe sua vida e lhe dê animo diante das demais pedras!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...