quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Mocinho ou vilão?

         Mocinho ou vilão? Inocente ou culpado? Oprimido ou opressor? Nem sempre é fácil saber qual é o lado correto, quem está falando a verdade etc. Há o ditado que diz que “a voz do povo é a voz de Deus”, mas sabemos que isso não é verdade, pois o povo frequentemente se engana.
         A Bíblia conta em Lucas 19 quando Jesus resolveu se hospedar na casa de um homem chamado Zaqueu, algo que foi motivo de escândalo para toda uma cidade.
“Todo o povo viu isso e começou a se queixar: ‘Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’” Lucas 19. 7
         Para os judeus, os publicanos, como Zaqueu, eram sempre vilões, os samaritanos também. E para nós? Será que em nossos dias há também aqueles que são julgados devido à classe em que pertencem? Vejamos alguns dilemas: Os policiais são todos corruptos? Os moradores da favela, os corintianos ou os flamenguistas são bandidos? As mulheres são todas más motoristas? Os ricos são todos miseráveis? Poderíamos gastar um bom tempo com esses dilemas. São muitos Zaqueus em nossos dias.
         Temos facilidade em enxergar o erro do outro, além de rotulá-lo, mas temos dificuldade de enxergar os próprios erros e aceitar rótulos. O fato de estarmos em Jesus não nos isenta a erros, continuamos lutando contra o pecado. A Bíblia diz que se estamos em Jesus somos nova criatura (2 Co 5.17), mas ela diz também que não há um justo sequer (Rm 3.10), todos pecaram (3.23), portanto, somos todos culpados, somos todos vilões. Jesus morreu por causa de homicídios, assaltos e furtos, mas também por causa de mentirinhas, fofocas e vícios. Todos os nossos crimes colaboraram para o seu sofrimento e morte. A grande questão é que hoje, Deus não nos chama pelo nosso pecado, ele não nos dá esse rótulo. Não nos chama de mentiroso, imoral, desobediente ou viciado. Ele nos chama de filho. Isso se chama graça!
         A graça faz do vilão o mocinho. Jesus olhou para Zaqueu e se hospedou em sua casa não porque ele era mocinho, mas porque ele também era um vilão que precisava da graça de Deus para se tornar um mocinho. E para que a graça de Deus se manifeste em nossas vidas precisamos enxergar o vilão que há em nós!
Na carta aos Romanos, no capítulo 5, versículo 20 está escrito que onde abundou o pecado, superabundou a graça. O grande problema é quando queremos receber graça de Deus sem apresentar os nossos pecados. Jesus em Mateus 7 prega contra a hipocrisia, ele nos ensina primeiro a tirar a trave do nosso olho para depois se preocupar com o cisco no olho do irmão. Um bom exemplo de autoanálise podemos ver em Isaías. No capítulo 5 você verá o profeta dizendo: “Ai de vocês gananciosos (Is 5.8)! Ai de vocês cachaceiros (Is 5.11)! Ai de vocês incrédulos (Is 5.18)! Ai de vocês falsos profetas (Is 5.20)! Ai de vocês que se acham (Is 5.21)! Ai de vocês juízes injustos (Is 5.22-23)!”. Mas no capítulo 6, onde ele registra o chamado de Deus em sua vida ele diz: “Ai de mim (Is 6.5)!”.
Zaqueu poderia ser visto como alguém autossuficiente, mas a sua busca por Jesus mostrava que nele havia uma sede de justiça, graça e misericórdia. Outra coisa que nos surpreende na vida de Zaqueu é que ele não era o vilão que as pessoas pintavam, pelo menos não é isso que o texto nos conta. Quando ele diz para Jesus que dava aos pobres metade do que tinha (Lc 19.8) veja que está no presente e não no futuro, ou seja, aquilo já era uma realidade em sua vida, mas ele não quis ficar se justificando às pessoas na rua, mas fez isso diante de Deus.
         O que salvou Zaqueu não foi a sua generosidade, mas a sua fé. A fé de Zaqueu foi demonstrada também através de obras, e por isso a graça de Deus esteve sobre ele e houve salvação em sua casa!
         Saiba que não importa se você é rico ou pobre, branco ou negro, homem ou mulher, Jesus morreu por você.  Não importa se as pessoas o veem como mocinho ou vilão, o que importa é que você enxergue o vilão que há em você para que a graça de Deus possa te alcançar.

         A maioria das histórias que vemos nos quadrinhos e no cinema são de heróis imperfeitos que tem como missão salvar a humanidade dos bandidos. Mas o nosso Herói não é de mentira, além de ser perfeito. Ele verdadeiramente veio ao mundo para nascer, viver e morrer para que os criminosos que crerem nEle não pereçam, mas tenham a vida eterna.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...