sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Até onde você pode ir?

            Todos nós temos planos, sonhos, objetivos. Pensando nisso, convido você a refletir comigo sobre limites. Até onde podemos ir? Quais sãos os nossos limites?
            Muita gente, movida pela ganância ou pela vontade extrema de alcançar o objetivo, vai até as últimas consequências para conquistar aquilo que foi traçado como meta. Mas, o que a bíblia fala sobre os nossos limites? Até onde podemos ir?
            Creio que a primeira que coisa em que devemos pensar, é sobre o que Deus acha de tudo isso. Será que ele concorda com o caminho que estamos trilhando, será que Ele concorda com o que temos planejado, traçado como meta? Pra responder essa pergunto, leiamos o que o apóstolo Paulo nos diz aos Filipenses no capítulo 4, versículo 8:
“Quanto ao mais irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai.”
            Então já temos preestabelecidos alguns limites. É verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama? Há alguma virtude, louvor? Se a resposta a essas perguntas for sim, sigamos adiante, senão, não temos o aval do Senhor pra isso. Muitas vezes oramos pra que Deus abra os céus e fale conosco sobre algo que Ele já nos disse através da sua palavra. E o versículo acima diz muito sobre a opinião dEle sobre vários assuntos.
            Entendida a posição de Deus, é hora de começar a analisar os recursos que temos para então seguirmos adiante, caminharmos em busca do objetivo traçado.
No planejamento de um projeto, uma boa análise dos recursos diz muito sobre o que se pode construir e até onde se pode ir. Levando por esse lado, é sempre bom lembrar que temos como recurso, a presença, e sabedoria e o poder infinito de Deus ao nosso lado.
Nesse momento imagine Deus como um investidor, e, como todo investidor, é preciso convencê-lo a investir na nossa causa, e como fazemos isso? Em Tiago 4.2,3 vemos uma reflexão interessante sobre isso:
“Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastarem em seus prazeres.”
            Nesses versículos temos pelo menos dois ensinamentos. O primeiro é que, às vezes, planejamos tudo, falamos com todos, mas nos esquecemos do principal, colocar nas mãos de Deus. Simplesmente deixamos de contar com Quem sempre poderemos contar e que tem sempre o melhor para nós. Ele até sabe o que queremos e precisamos, mas se não recebemos, não ganhamos, talvez seja porque simplesmente não pedimos.
            O segundo ensinamento que podemos extrair desses versículos é que, às vezes, até pedimos, mas não da maneira adequada. Se não soubermos expor a nossa ideia para um investidor, dificilmente ele se interessará em investir, não é mesmo? Da mesma forma, Deus, apesar de ser Onisciente, quer nos ouvir falar da finalidade daquilo que pedimos. Nesse momento a nossa sinceridade é colocada à prova. Porque queremos determinada coisa? Se a nossa resposta for fruto da vaidade, do orgulho ou algo do tipo, certamente teremos o nosso pedido negado, por outro lado, Tiago diz o seguinte no versículo 6:
“Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.
            Acho que desse versículo não preciso comentar tanto, não é mesmo?
            Concluindo, pra não me estender muito, quero afirmar que o apóstolo Paulo quando diz que “Podemos todas as coisas naquele que nos fortalece”, diz a verdade. Mas Deus não é nenhum gênio da lâmpada, pelo contrário, Ele é o nosso Pai, e por isso não vai nos dar algo que não irá nos fazer bem.
Ele quer sim nos levar muito longe, mas sem perder a nossa humildade, porque toda honra e toda glória seja dada somente à Deus. Ele é o Único digno de todo louvor. Se contarmos com Ele em nossos projetos, planos e sonhos, com certeza iremos além do que pedimos ou pensamos.

Que o Senhor abençoe os seus planos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...