segunda-feira, 28 de julho de 2014

Praticando a Palavra

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.”. Tiago 1.22-25
Apesar de eu ter citado apenas o resumo, ou seja, dos versículos 22 ao 25, o texto de Tiago 1.19-27 descreve, sem dúvida alguma, o roteiro que devemos seguir para ter uma vida cristã de sucesso e alegria. Tiago começa falando que devemos nos livrar da impureza moral e da maldade, ou seja, do pecado e então aceitar a palavra que é implantada em nós. Aí, pra ninguém ter dúvidas do que ele está falando, posteriormente ele diz: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes”. Porque será que ele disse isso? Porque certamente nas igrejas que ele pregava, visitava, e até nas que ele plantava havia esse tipo de coisa. As pessoas ouviam a palavra mas ficava só nisso. Talvez alguns até chegavam em casa dizendo: Que palavra abençoada! Mas em poucos dias aquela palavra abençoada já não tinha mais valor, e acabava sendo esquecida.
Depois, o apóstolo Tiago ainda nos dá uma ilustração muito rica, dizendo que quem ouve a palavra e não pratica é semelhante a quem se olha no espelho e depois não sabe de que lado ele tem uma espinha, ou pra que lado ele penteia o cabelo, ou seja, não adiantou nada.
E pra finalizar com chave de ouro ele diz que religião sem atitude condizente com a palavra de Deus também não vale nada. Não adianta eu dizer que sou cristão, não adianta eu ir na igreja todos os dias, se eu não vivo a palavra de Deus.
Quantas vezes temos ouvido ou até lido a palavra de Deus mas deixado o aprendizado de lado sem aplicar na prática? Se isso acontece, pra que serve a bíblia? Abaixo algumas das formas que a palavra de Deus age em nossas vidas:
- Liberta do pecado – “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. (Jo 8.32)
- Transforma – “Transformai-vos pela renovação da vossa mente”. (Rm 12.2)
- Produz crescimento – “Seguindo a verdade em amor, cresçamos...” (Ef 4.16)
- Santifica – “Santifica-os na tua verdade, a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17)
- Ensina – “... útil para ensino, para repreensão, para a correção e para instrução na justiça” (2 Tm 3.16)
Se a bíblia pode operar tudo isso em nós, porque então não praticá-la e ser livre do pecado, transformar, crescer, santificar e aprender?
Em Js 1.9 Deus diz a Josué que ele prosperará e será bem sucedido, mas com uma condição, desde que ele medite dia e noite na palavra de Deus, pois quem medita dia e noite na palavra de Deus tem as suas atitudes influenciadas pelo poder transformador da palavra.
Que as nossas atitudes e pensamentos tenham como fonte, a palavra de Deus!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...