quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Você é influenciado ou influenciador?

         Estamos em período eleitoral, e, talvez, nessa época, as influências contam mais do que em qualquer outro período. Muita gente vota em determinados candidatos influenciados por líderes, pais, amigos, etc. Muitas parcerias políticas também são feitas e desfeitas devido à influências. Mas isso não acontece só na política, mas também no comércio, nos estudos, enfim, em todo lugar. Mas qual deve ser a postura do cristão? Influenciar ou ser influenciado?
         No Antigo Testamento, um dos homens mais notáveis na bíblia é Samuel. Ele e Davi foram os que mais se aproximaram de Jesus em nível de atividades ministeriais. Jesus, enquanto esteve na terra acumulou as atividades de Rei, Sacerdote e Profeta. Davi foi rei e sacerdote, e Samuel foi sacerdote e profeta.
         Alguém tão importante assim provavelmente foi criado em um lugar especial e teve boas influências, certo? Errado! Samuel até foi criado em um lugar especial, na casa do Senhor, em meios aos sacerdotes, sob a direção do sacerdote Eli. Mas, as influências não eram as melhores conforme descrito em 1 Samuel 2.12:
“Os filhos de Eli eram ímpios, não se importavam com o Senhor”.
         Mas no mesmo capítulo 2 vemos que essas influências não afetavam o comportamento de Samuel, veja:
“E o menino Samuel continuava a crescer, sendo cada vez mais estimado pelo Senhor e pelo povo”. 1 Samuel 2.26
         Samuel convivia com os filhos de Eli, ou seja, ele tinha más influências, más companhias, mas, isso não fez de Samuel um menino mal, um homem ímpio. Provavelmente Samuel olhava os filhos de Eli como um exemplo a não ser seguido, e creio que, aqueles que procuram atender ao chamado à glorificar à Deus devem agir da mesma forma, não sendo influenciados pelo ambiente, mas sim um influenciador. Samuel foi um influenciador em sua geração, veja:
“E Samuel disse a toda a nação de Israel: ‘Se vocês querem voltar-se para o Senhor de todo o coração, livrem-se então dos deuses estrangeiros e dos postes sagrados, consagrem-se ao Senhor e prestem culto somente a ele, e ele os libertará das mãos dos filisteus’. Assim, os israelitas se livraram dos baalins e dos postes sagrados e começaram a prestar culto somente ao Senhor”. 1 Samuel 7.3, 4
         Jesus, disse que somos luz do mundo e sal da terra (Mt 5.13, 14). Isso quer dizer que estamos no mundo, não para sermos meros coadjuvantes, mas para salgar, para brilhar em meios as trevas, para fazer a diferença. E para fazer a diferença não podemos ser influenciados pelo mal, pelo pecado, mas pelo contrário, devemos influenciar os que estão ao nosso redor a se livrar do pecado, a agradar à Deus. Ou seja, ao invés de ser consumido pelas trevas, devemos refletir a luz do Senhor para que as trevas sejam ofuscadas e o nome do Senhor seja glorificado.
         Que você seja um Samuel na vida daqueles que te cercam!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...