quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Vale a pena ser ‘certinho’?

Conheço muitos casos de pessoas que desanimaram na caminhada cristã. Alguns dizem que cansaram de ser ‘certinhos’. Muitas vezes isso acontece devido a alguma decepção ou devido à uma provação onde eles invejaram alguém que parecia não ser tão certinho. O que fazem as pessoas tomarem essa decisão é o fato de que a vida do ímpio parece ser menos dolorosa ou mais prazerosa que a do justo, logo se torna mais atrativo não ter uma vida tão ‘certinha’. Veja o que escreveu Asafe:
“Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios. Eles não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte. Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como os outros homens”. Salmos 73.2-5 NVI
         Certo dia, conversando com um amigo que estava afastado da igreja ouvi coisas semelhantes. Ele pensava: Porque enquanto eu procurava me comportar como justo, considerando os princípios bíblicos eu sofria e agora que ignoro boa parte desses princípios eu me sinto confortável? Será que vale a pena voltar a sofrer?
         A revolta do salmista também não ficou só nos pensamentos, veja os versículos seguintes:
“Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional”. Salmo 73.21,22 NVI
         Os pensamentos de Asafe se concretizaram em atitudes insensatas, ignorantes, irresponsáveis, irracionais. Mas porque isso tudo? Ele conhecia a verdade, conhecia à Deus, mas decidiu não agir como quem O conhece, exatamente como esse meu amigo.
         Quando lemos o Salmo 73, o que nos alegra é saber que a crise existencial de Asafe já era coisa do passado, ou seja, ele já havia superado. Confirmamos isso através dos verbos ‘tive’, ‘sentia’, ‘agi’ e também das combinações ‘quase tropeçaram’ e ‘por pouco não escorreguei’.
O salmista teve um momento em que ele pensou não valer à pena andar segundo à verdade, a bíblia, ou melhor, como ele próprio disse, houve um tempo em que ele nem pensava, pois se comportava como um animal irracional, mas no fim do seu salmo, vemos que ele chegou a uma conclusão diferente, veja:
“Contudo, sempre estou contigo; tomas a minha mão direita e me susténs. Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras. A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre. Os que te abandonam sem dúvida perecerão; tu destróis todos os infiéis. Mas, para mim bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamei todos os teus feitos”. Salmo 73.23-28
         Asafe refletiu sobre sua condição e então lembrou-se que o Senhor o dirigia não para uma vida miserável, mas para uma vida com honras. Então ele percebeu que até o seu sofrimento fazia parte dos planos de Deus e que a vida com honras no céu era eterna, enquanto a vida de sofrimento na terra é passageira, momentânea, conforme escreveu Paulo em 2 Coríntios 4.16.
Ele lembrou que aqueles que abandonam à Deus certamente perecerão, mas os que permanecerem fiéis serão sustentados pela Sua força, encontrarão refúgio nEle e receberão a Sua herança, a eternidade na glória.

         Que a nossa fé em Deus possa superar qualquer crise existencial! Lembremos que Ele é o nosso refúgio, a força do nosso coração e a nossa herança. Bom é estar perto dEle!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...