sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Toma que é de graça

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. Efésios 2.8, 9
         Lembro-me quando o Facebook chegou no Brasil. Não era qualquer um que poderia ter uma conta, pois era necessário um convite. Daí, quando seu amigo lhe enviava o convite, você recebia um e-mail com o título: “Um convite especial”. Hoje quero lhe fazer um convite especial, não que eu tenha algo interessante pra te dar, mas, quem me inspirou a escrever esse texto tem, estou falando de Deus e a sua infinita graça. Como assim? Um dia, alguém que não tinha nada a ver com uma grande dívida nossa, originada pelo pecado, cuja pena é a morte (Rm 6.23), resolveu pagar tudo, e o mais interessante, de graça. Ele sabia que nunca conseguiríamos pagar, que, na maioria das vezes, seríamos ingratos, mas fez assim mesmo. No início do capítulo 2 de Efésios, o apóstolo Paulo diz algumas coisas sobre a nossa situação antes disso acontecer, antes da graça.
Primeiro ele diz que, por causa do pecado, estávamos mortos. Morte não é bom, é? Ele continua nos versículos 11 e 12, dizendo que éramos gentios por nascimento, separados do povo de Israel, estrangeiros. Muito antes da vinda de Jesus, existia a lei e essa era exclusiva dos israelitas, por isso o termo ‘separados do povo de Israel’. Se a lei era restrita à eles, a salvação também, mas “Jesus veio para todo aquele que nEle crê”, ou seja, isso vai além de povo, nação, raça, religião.
         Se o pecado veio para nos trazer morte, condenação, a graça veio para nos trazer vida. “Onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rm 5.21). No versículo 5 de Efésios 2, Paulo afirma que o Senhor “nos deu vida juntamente com Cristo”. Depois, no versículo 6, ele afirma novamente: “Deus nos ressuscitou com Cristo”. E que vida é essa que o apóstolo está falando? Ainda no versículo 6 nós temos a resposta: “ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”. Se os lugares são celestiais, a vida certamente é a vida que teremos no céu.
         Se o pecado nos afasta de Deus, a graça nos une.  Veja o que diz o versículo 13:
“Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo”.
         Ela nos une o bastante para nos tornar um só corpo (Ef 2.16). Não somos mais estrangeiros, mas somos agora membros da família de Deus (Ef 2.19). Tanto os judeus, como os gentios, nós, pertencemos agora à mesma família (Ef 2.14). Nos tornamos santuário santo no Senhor (Ef 2.21), casa de Deus (Ef 2.22).
         Então, passamos de mortos para vivos, de separados para corpo de Cristo, de estrangeiros para família. Percebe a dimensão dessa obra?
Alguém pode nos fazer um favor por obrigação, por prazer, porque acha certo ou simplesmente porque quis fazer. Mas o que dizer do maior favor que Alguém fez por nós? Porque Deus foi tão bom conosco? A Sua bondade é um dos motivos. Como diz algumas canções que costumamos cantar nas igrejas e também um personagem do filme ‘Deus não está morto’: “Deus é bom, o tempo todo, o tempo todo, Deus é bom”. No versículo 7 de Efésios 2 confirmamos isso, pois ele fala que a graça do Senhor é a demonstração da Sua bondade para conosco. Os versículos 4 e 5 também falam das características do Senhor e do motivo da sua graça. O texto diz que Deus é rico em misericórdia, e que nos amou de tal maneira, de uma forma tão grande, tão profunda, que deu-nos a vida através da morte do Seu Filho.
         A graça existe porque não conseguiríamos ser salvos pelos nossos próprios méritos, então Deus resolver sacrificar o Seu Filho para nos dar a vida, nos fazer também filhos, herdeiros dos céus.
         Agora que já entendemos o que mudou em nossas vidas através da graça, agora que entendemos o porquê da graça, eu ainda questiono: Como é então que eu me usufruo da graça? Como é que eu entro no time dos vivos, dos filhos, dos pertencentes ao corpo? O que eu tenho que fazer? O versículo chave que lemos no início responde essas perguntas. Eu usufruo da graça não é sendo santo, não é através de obras, mas através da fé. E como é que alcançamos ou produzimos essa fé? Em Romanos 10.17 está escrito que a fé vem pelo ouvir. A partir do momento que ouvimos a palavra de Deus, o Espírito Santo trabalha em nossos corações produzindo essa fé, ou seja, a obra é toda dEle.

         Espero que aceite o presente, que o Espírito Santo produza essa fé no seu coração e que você desfrute da graça do Senhor!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...