terça-feira, 28 de outubro de 2014

Combatendo o desperdício de tempo

Quantas vezes fomos trabalhar ou estudar morrendo de sono porque ficamos até tarde assistindo ‘nada’ na TV? Quantas vezes não vemos o tempo passar porque está divertido ver ‘nada’ na internet ou nas redes sociais?
         Às vezes fico pensando sobre quanta coisa eu poderia produzir se tivesse um pouco mais de tempo. Ficar mais tempo perto das pessoas que amo, estudar mais, escrever mais, e então me questiono: Será que não tenho perdido muito tempo com futilidades? Começo a analisar o tempo gasto na frente da televisão, ou com a internet, ou nas redes sociais e percebo que posso melhorar. Não estou dizendo que não devemos fazer nada disso, mas que em tudo devemos buscar equilíbrio, pois é esse equilíbrio que faz com que não sejamos escravizados pelas futilidades. Hoje, muitas pessoas, se ficam sem celular ou sem internet, parece que perdem a razão de viver.
         Pra que serve a televisão? E a internet? E as redes sociais? É fato que hoje a informação chega até nós em tempo recorde por esses meios, mas, além de informar, esses meios também são utilizados para entretenimento, esse que nem sempre é saudável e/ou agradável ao Senhor. Tudo aquilo que, de alguma forma, nos afasta de Deus deve ser revisto. Durante os 7 dias da semana, quantos dias usufruímos da televisão, internet ou redes sociais? Se a resposta não for todos os dias, certamente será quase todos os dias. Faço agora a mesma pergunta levando em conta a nossa vida com Deus: Lemos a bíblia todos os dias? Oramos todos os dias?
“Assim eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.” Efésios 4.17
         Quando Paulo fala sobre não viver mais na futilidade dos pensamentos, ele está incentivando os cristãos de Éfeso a amadurecem espiritualmente, dizendo que viver na futilidade dos pensamentos é coisa do passado, coisa do velho homem. O novo homem deve buscar maturidade e entendimento para fugir das futilidades, para ser semelhante à Deus.
“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” Efésios 4.22-24
         O texto acima nos deixa claro também que a maturidade e o entendimento que produzem o novo homem, que faz dEle um ser semelhante a Deus são provenientes da verdade. Voltando aos versículos 14 e 15 de Efésios 4, vemos que o propósito de Deus é o nosso amadurecimento através da verdade, ou seja, da palavra de Deus, pois é através desse amadurecimento que deixaremos de ser escravos da futilidade para sermos livres em Jesus (Rm 8.36).
“O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo o vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” Efésios 4.14,15
         Concluímos então que, ao buscar entendimento através da palavra, alcançaremos maturidade, cumprindo o propósito do Senhor, tendo também, equilíbrio para não desperdiçar o nosso tempo com futilidades, desfrutando assim, da boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.2
         Que o Senhor nos ajude a ter equilíbrio na organização do nosso tempo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...