terça-feira, 18 de novembro de 2014

Tá devendo?

         Misericórdia! Geralmente dizemos isso quando algo grave acontece. Vemos um acidente, ficamos sabendo de alguém doente, enfim, é uma abreviação de “Deus tenha misericórdia”.
O nosso Deus é sim misericordioso, em Lamentações 3.22-23 está escrito que as misericórdias dEle são inesgotáveis, se renovam a cada manhã. Mas e nós? Somos? Se não somos, deveríamos ser. Veja o que o apóstolo Paulo diz aos colossenses:
“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou”. Colossenses 3.13
         É sempre bom lembrar que o suportem ai não é no sentido de aturar, aguentar, mas no sentido de dar suporte, de ajudar o próximo, de suprir as necessidades do meu irmão.
         A dívida relacionada ao nosso tema é o pecado, portanto, vamos falar primeiro sobre o perdão, a misericórdia divina. Imagine que cada pecado custe um valor. Uma mentira custa dez reais, um homicídio custa dez mil, ver pornografia custa cinquenta, falar mal dos outros uns cem reais e assim com todos os nossos pecados. Dessa forma, acumularíamos rapidamente uma dívida de milhões, bilhões ou até trilhões. Deus perdoou essa dívida, e digo mais, Ele perdoou até os pecados que ainda vamos cometer. Em 1 João 1.9 só existe uma condição pra isso: “Se confessarmos os nossos pecados”, essa é a única condição que faz uma dívida pequena ou uma dívida milionária ser perdoada. Que maravilha!
Agora imagine que, um dia, seu irmão, pisa na bola com você. Ele mente pra você e então você diz: Cara, agora é o seguinte, enquanto você não me der os meus dez reais, estamos de relações cortadas. De acordo com Mateus 18, Deus te diria: “Servo mau, perdoei toda a sua dívida. Você não devia ter tido misericórdia do seu amigo?”
         Na oração mais conhecida pelos cristãos, a oração que Jesus ensinou em Mateus 6, dizemos: “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” (Mt 6.12). Sabendo dessa oração só podemos ter uma certeza, que só teremos os nossos milhões perdoados, o dia que perdoarmos a pequena dívida daqueles que nos devem.
         Em Efésios 4.3 somos orientados à nos “esforçar para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”. Mas porque isso? Porque quando recebemos a graça de Deus, quando declaramos que Jesus é o nosso Salvador, passamos a ser filhos de Deus, e, o Pai quer que, assim como o Pai, o Filho e o Espírito são um, os filhos também seja um. E a misericórdia é um dos aspectos que contribui para essa unidade.

         Que possamos, a cada dia, perdoar as dívidas dos nossos irmãos, para que o nosso Pai possa continuar zerando a nossa dívida a cada manhã!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...