quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Eu tenho um sonho

Hoje é dia da consciência negra. Isso me faz lembrar de um pastor que fez a diferença enquanto viveu, alguém imperfeito, como eu e você, mas que resolveu viver para cumprir o propósito que Deus colocou em seu coração, seu nome é Martin Luther King. Li parte de sua história no livro "Alma Sobrevivente" de Philip Yancey e digo que é impossível não se comover. Da mesma forma me emocionei quando vi os filmes “Duelo de Titãs” e “O mordomo da casa branca” que abordam essa era lamentável.
Nos dias de hoje é até difícil acreditar, mas por causa da cor da pele, as pessoas não poderiam frequentar restaurantes, escolas, e até igrejas. Por causa da cor da pele, os negros tinham que se levantar no ônibus para os brancos sentarem. Por causa da cor da pele, nos lugares públicos havia um bebedouro para brancos e um bebedouro para os chamados de cor. Realmente isso deve gerar um grande descontentamento em nós. E por causa desse descontentamento alguém resolveu dedicar sua vida para mudar essa realidade.
Tiago fala um pouco sobre as diferenças, sobre o que não devemos fazer. Veja:
“Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo. Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um homem pobre com roupas velhas e sujas. Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: ‘Aqui está um lugar apropriado para o senhor’, mas disserem ao pobre: ‘Você, fique de pé ali’, ou: ‘Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés’, não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados?” Tiago 2.1-4
O que será que Jesus faria se estivesse aqui? Penso que Jesus estaria nos protestos liderando e/ou apoiando os movimentos em prol dos direitos iguais. Os evangelhos mostram, várias vezes, Jesus se relacionando com pessoas desprezadas pelos judeus, como cobradores de impostos, prostitutas, com nenhuma diferença. E  é essa atitude que ele espera de nós.
King sonhava com isso, com um mundo sem preconceito, e por causa disso, foi muito perseguido. Teve sua casa bombardeada, foi preso, torturado e até assassinado porque tinha um sonho. Veja trecho do seu discurso em Washington, em 1963 que ele fala de seu sonho:
“Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença – nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.
Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.
Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.”
         Deus amou o mundo de tal maneira, e mundo envolve brancos, negros, pobres, ricos, brasileiros e pessoas de outros países, enfim, todos os diferentes são iguais pra Deus.

         Que o exemplo de Jesus e o sonho de Martin Luther King estejam vivos em nossas mentes e corações, externando para as nossas atitudes. Que não haja lugar para preconceito em nosso meio, mas que ao invés disso, nos esforcemos para viver em comunhão, afinal, somos todos filhos do mesmo Pai.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...