terça-feira, 31 de março de 2015

Só uma olhadinha

         O nosso texto de hoje é uma continuidade do que vimos na semana passada. Permita-me fazer uma ilustração:
         No futebol, quando acontece uma falta próxima ao gol, mas fora da área, o juiz marca tiro livre direto. Normalmente, nesse tipo de lance, o time que fez a falta, arma uma barreira como forma de defender o chute. E na barreira há algo interessante, todos os jogadores protegem, normalmente, o órgão genital e o rosto. Dificilmente você verá alguém protegendo o joelho ou o peito, por que? Porque o lógico é proteger o que é sensível, a parte do corpo que não suportaria levar uma forte bolada. Também vale ressaltar que os instrumentos de proteção são os dois braços ou mãos, ou seja, não dá pra proteger mais de duas partes do corpo.
Imagine que as tentações do nosso dia a dia, são bolas chutadas pelo inimigo em nossa direção. Elas podem passar longe, mas podem nos acertar de forma certeira. Então, pra não nos machucarmos, pra continuarmos em campo, devemos proteger o que é sensível em nós, mas o que seria? Poderíamos citar inúmeras áreas sensíveis em nós em relação ao pecado, mas hoje quero destacar duas, os olhos e a língua.
         Se formos negligentes no cuidado dos olhos e da língua podemos ter sérios problemas. Mas como já falamos sobre a língua na semana passada, quero abordar hoje o poder dos olhos começando dizendo que tudo começa com uma olhadinha básica.
Os olhos certamente são os maiores responsáveis pelas nossas tentações. Jesus, por pelo menos duas vezes, nos exorta quanto ao cuidado dos olhos, dizendo que é possível adulterar através do olhar (Mt 5.28) e também dizendo que os olhos são a lâmpada do corpo (Mt 6.22-23), ou seja, os responsáveis em iluminar todo o corpo. Nos dois textos Jesus aborda que os olhos podem comprometer todo o corpo, e sabemos que não só o nosso corpo, como também os nossos relacionamentos, além, claro, a vida espiritual. Davi, por exemplo, antes de consumar o adultério, deu uma simples olhada em uma mulher tomando banho (2 Sm 11.2). Podemos voltar ainda mais no tempo, lá no início, em Gênesis 3.6 que diz que Eva viu que a árvore parecia agradável ao paladar.
         Portanto, podemos ser tentados através dos olhos não só na área sexual, mas também pelo consumismo (1 Jo 2.16), pela gula (Gl 5.21), dentre outras coisas. O que não faltam são propostas e oportunidades para isso. Na carta de Tiago, no capítulo 1, versículos 14 ao 16 diz que a tentação é fruto do desejo, e o pecado é a consumação do mesmo, ou seja, antes do pecado, vem a tentação, e antes da tentação vem o desejo. E como é que desejamos algo? Muitas das vezes, ou na maioria delas, através dos olhos. E hoje, por todos os lados, em casa e na rua, online e offline, podemos ver aquilo que desperta desejo. Por isso precisamos ter cuidado, precisamos proteger os nossos olhos do mal. E como faremos isso?
         Paulo, em sua carta a Timóteo, no capítulo 2, versículo 22, nos dá um conselho: “Foge dos desejos malignos da juventude”. Mas, às vezes não tem como fugir, parece que esses desejos vem ao nosso encontro, não é mesmo? Então, diante de tantas propostas malignas precisamos de ajuda. E quem poderá nos ajudar? O versículo abaixo pode responder essa pergunta.
 “Em qualquer lugar da terra, quem quiser ser salvo tem de olhar para Mim, porque Eu sou Deus e não há outro”. Isaías 45.22 (Viva)
         Não conseguiremos resistir ou vencer as tentações com as nossas próprias forças, se conseguíssemos, na oração do ‘Pai Nosso’ Jesus não teria dito: “Não nos deixeis cair em tentação”. Mas se Ele disse, é porque precisamos de ajuda, é porque só o Senhor é quem pode nos ajudar. Por isso devemos olhar pra Ele. E como faremos isso? Olhando para o céu? Não exatamente, mas nos dirigindo a Ele através da oração e da leitura da palavra.
         Em Mateus 4 e também em Lucas 4, temos o relato de quando Jesus foi tentado, vejam, o inimigo teve coragem de tentar Jesus, o que ele não tentará contra nós? Sigamos então o exemplo de Jesus Cristo e vençamos as tentações através da palavra, através do alimento espiritual que só teremos a partir do momento que olharmos pra Deus.

         Que possamos fixar os nossos olhos em Deus, pois só assim protegeremos todo o nosso corpo das trevas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...