segunda-feira, 23 de março de 2015

Verdade ou Consequência

Você já brincou de verdade ou consequência? Aquele joguinho da garrafa um tanto ‘bobo’ que crianças e adolescentes utilizam para descobrir segredos e principalmente ‘fazer arte’. Não quero falar desse jogo, mas fazendo referência a ele, falar da verdade ou da falta dela, algo que pode nos trazer sérias consequências.
Tiago em sua carta fala sobre o poder da língua, dizendo que apesar dela ser um pequeno órgão, ela pode fazer um grande estrago. Ele ilustra através dos cavalos que possuem freios na boca e dos navios que são dirigidos por um leme muito pequeno. Nos dias de hoje poderíamos citar os veículos terrestres (carros, caminhões, carretas), que são guiados por um volante, muito pequeno, levando em consideração o tamanho do veículo.
         Tiago diz no versículo 2 que o homem que não tropeça no falar é perfeito. Veja o que diz também Provérbios 18.21:
“A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto”. Provérbios 18.21
         Trata-se da lei da semeadura, quem semeia com a mentira, colherá frutos amargos, mas quem semeia com a mais pura verdade, colherá doces e deliciosos frutos.
         Muita gente costuma dizer: “Todo mundo mente. E uma mentirinha de vez em quando não faz mal”. O que será que Jesus pensa sobre isso? Para responder isso, vejamos João 8.44:
“Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira”.
Jesus está dizendo que os mentirosos tem um pai, o diabo. Duro isso, não é mesmo? Mais duro ainda fica quando lemos o contexto, o capítulo todo, porque não diz que os fariseus mentiram pra Jesus, mas sim que eles se opuseram a Ele, ou seja, se opuseram à verdade. Aí vemos que viver na mentira muitas vezes não se trata apenas de palavras, mas também de atitudes opostas à verdade, desobediência aos princípios bíblicos.
       Em Atos 5 temos também a história de Ananias e Safira, um casal que sofreu uma grave consequência por mentir. Resumindo a história, em Atos 2, diz que os cristãos da igreja primitiva, vendiam suas propriedades e repartiam com os pobres. Alguns, preferiam vender e colocar o dinheiro aos pés dos apóstolos. Era como se eles dissessem: "vocês farão melhor uso do meu dinheiro do que eu", então esse dinheiro era repartido aos pobres pelos apóstolos. Ananias e Safira venderam uma propriedade e então, na hora de levar o dinheiro para os apóstolos, eles esconderam uma parte, dizendo que tinham vendido a propriedade por um valor inferior. Vemos aí que eles não estavam fazendo aquilo de coração, mas porque todo mundo estava fazendo.
         Alguns dias atrás, um amigo me mandou uma frase no whatsapp que diz: “O errado é errado mesmo que todo mundo esteja fazendo e o certo é certo desde que ninguém esteja fazendo”. Muitas vezes não refletimos sobre o que estamos fazendo e por isso podemos fazer o errado pensando que estamos fazendo o certo. Ananias e Safira quase fizeram o certo, porque todo mundo estava fazendo, porém, como eles não entendiam o que estavam fazendo ao certo, pensaram que uma mentirinha não daria em nada. E não foi o que aconteceu.
         Pedro disse a Ananias: “Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus”. E na mesma hora o Ananias morreu. O mesmo aconteceu com sua esposa Safira.
         Isso nos faz refletir que, todas as vezes que mentimos, além de mentir pra alguém e pra nós mesmos, estamos mentindo pra Deus. Portanto, vivamos na verdade, não por medo de morrer ou de machucar, mas porque por causa do sacrifício de Jesus fomos feitos filhos de Deus, então vivamos como filhos de Deus.
Todos os dias somos tentados a viver na mentira, a falar mentiras, para os outros, para nós mesmos, para Deus. Mas que, possamos perseverar na palavra de Deus, pois foi Jesus mesmo quem outrora intercedeu por nós dizendo:
“Santifica-os na tua verdade, a tua palavra é a verdade”. João 17.17

         Que possamos desfrutar das doces consequências que só a verdade pode nos dar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...