quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Ai que medo!

         Todo mundo tem ou teve medo de alguma coisa. Algumas pessoas têm medo da morte, outras de algum animal, alguns têm medo de pessoas, enfim o que não falta é coisa para nos fazer ter medo. Mas o que a bíblia fala sobre o medo? É bom? Atrapalha? Vejamos!
Existem dois medos distintos na palavra de Deus, o primeiro talvez nem chamemos de medo, mas de temor a Deus.
No dicionário, um dos significados que acho mais interessante de temor é sentimento de profundo respeito e obediência. Temer a Deus não é agir com medo do seu castigo ou juízo e sim uma prova do nosso amor por Ele. O medo não é de ser castigado, mas de entristecer quem tanto nos ama.
Esse sentimento é bom e por isso somos incentivados a cultivá-lo. Veja Salmos 111.10a:
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria...”
Se quisermos ser chamados de sábios, temos aí o primeiro passo, o temor a Deus. Salomão foi chamado o homem mais sábio que pisou sobre a terra, porém, em um determinado momento ele deixou de ser sábio, pois deixou de temer a Deus, mas o que nos alegra é saber que no fim da vida, ele reconhece o seu erro e então diz em Eclesiastes 12.13-14:
“Agora que já se ouviu de tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem”.
O homem mais sábio que já existiu nos diz que temer a Deus é essencial. Além de ser essencial, ele também nos diz em Provérbios 14.27 que:
“O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte”.
Portanto, se quisermos viver em sabedoria e nos afastar dos caminhos que nos levam a morte, precisamos temer a Deus.
O segundo medo que a bíblia nos fala precisa ser superado. Quantas vezes não nos pegamos com medo do amanhã? Medo de ficar desempregado, medo de não conseguir pagar as contar, medo de casar ou de ficar solteiro(a), medo de ter filhos, medo dos pais morrerem, medo de falar em público, medo de bicho, dentre outros tipos de medo.
Já ouvi dizer que existe um “Não temas” na bíblia para cada dia do ano. Não tive tempo nem interesse em contar e vi esse número ser contestado por alguns teólogos, por isso, a conclusão que cheguei não é que não existe um “não temas” para cada dia do ano, muito pelo contrário, existem vários “não temas” disponíveis na palavra de Deus todos os dias que estão lá justamente para nos incentivar a não temer.
Às vezes o que nos faz temer, são coisas do dia a dia, como por exemplo o fato de ter que amadurecer em alguma área da vida. Quem gosta de jogar vídeo game sabe que ao fim de uma fase, começa uma outra mais difícil. Na vida estudantil não é diferente, depois da pré-escola tem o ensino fundamental, depois o ensino médio, a faculdade, e só vai ficando mais difícil. E não só nos estudos, mas todas as áreas da vida consistem em etapas. Conversando com alguns jovens sobre o assunto, muitos testemunharam o medo de novas etapas, o medo de passar de fase. Alguns com medo de casar, do novo emprego, dentre outras coisas. E outros, com o medo oposto, ou seja, medo de não casar, de não arrumar emprego, etc.
Temos que aproveitar bem as etapas da vida, mas uma hora ou outra temos que passar de fase e quando isso acontecer ou estiver prestes a acontecer, não precisamos temer. No sermão do monte, Jesus fala de medos comuns, como o de vestir e comer. Veja o que diz Mateus 6.26:
“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?”.
         O Senhor cuida das aves dos céus e também cuida de nós, cuida do nosso presente e também do nosso futuro. Ele tem cuidado de você e continuará cuidando em todas as etapas da sua vida. Ele é o nosso pastor e por isso, nada nos falta (Sl 23.1), portanto, tenhamos menos medo e mais temor!
Que o Senhor abençoe a sua vida!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...