segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Não é fácil ser bonito

Para muitas pessoas, a beleza é uma obsessão, por isso elas fazem de tudo em busca de objetivos que parecem não ter fim. É aí que surgem doenças como anorexia, bulimia, e agora, uma mais recente, a vigorexia, que é uma obsessão pelo corpo musculoso ou ‘perfeito’.
Talvez você não saiba, mas na bíblia há vários relatos de homens e mulheres de boa aparência, formosos. Darei dois exemplos.
Quero começar falando de um príncipe, mas o título de príncipe não foi dado devido à sua beleza, mas porque ele era filho do rei Davi, seu nome é Absalão, veja o que a Bíblia diz sobre ele em 2 Samuel 14.25:
“Em todo o Israel não havia homem tão elogiado por sua beleza como Absalão. Da cabeça aos pés não havia nele defeito nenhum”.
O mister Israel até poderia ser fisicamente bonito, mas a sua conduta não era nada bela. Ele era um homem astucioso, além de vingativo, traidor e muito ambicioso. Analisando o currículo dele, vemos uma cilada para assassinar o irmão, um golpe para tirar o pai do poder, e ainda um episódio em que teve relações com as concubinas de seu pai à vista de todo Israel (2 Sm 16.22).
Mas se Absalão era um homem belo por fora e nada belo por dentro, temos agora um exemplo de alguém bela interiormente e exteriormente falando, veja em Ester 2.7b:
 “Essa moça, também conhecida como Ester, era atraente e muito bonita...”
A história de Ester se inicia com uma busca de uma nova rainha para o Império Persa, onde Ester foi uma das selecionadas para concorrer a tal vaga. Nos versículos seguintes vemos que todos simpatizavam com Ester, e que ela ainda foi sábia na hora de se apresentar ao rei, mostrando que além de bela, era inteligente, pois enquanto algumas moças exageravam na produção (Et 2.13), talvez com uma maquiagem carregada ou com muitas joias, Ester não inventou (Et 2.15), mostrou que era bela sem uma superprodução e então foi aprovada pelo rei e se tornou rainha da Pérsia. Mas o que fez com que Ester viesse ter sua história registrada na bíblia não foi a sua beleza exterior ou a sua inteligência, mas sim as atitudes que comprovam uma beleza interior, pois foi devido a essas atitudes que o povo israelita foi preservado de uma grande chacina.
Diante da abordagem que pretendo fazer, questiono: É errado querer ser fisicamente bonito? A Bíblia não condena à busca pela beleza, apenas aborda que existem coisas mais importantes.       
Em Ester 5.1 vemos que Ester se vestiu com trajes reais e não há nenhuma condenação nisso. No livro de Cantares, no capítulo 1, versículos 10 e 11, Salomão elogia os brincos e os colares de sua donzela e diz que irá presenteá-la com brincos e colares de ouro. O apóstolo Paulo diz em 1 Timóteo 4.8a que “o exercício físico é de pouco proveito...”, ele não diz que não é de nenhum proveito, e na sequência do texto não há uma proibição.
Portanto, não podemos dizer que a Bíblia proíbe os homens ou as mulheres de se produzir, usar belas roupas, ou ter um corte de cabelo diferente, mas tudo tem o seu limite, não é mesmo? Por isso, constantemente a Bíblia relata que existem coisas mais importantes que a beleza exterior. Em Provérbios 31:30 está escrito que “a beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada”, em outras palavras está escrito que o temor ao Senhor deve estar acima da busca pela beleza.
Veja também, agora na íntegra, o que diz os versículos 7 e 8 da primeira carta a Timóteo:
“Rejeite, porém, as fábulas profanas de velhas e exercite-se na piedade. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura”.
O apóstolo Paulo está incentivando Timóteo a exercitar a piedade fazendo um contraste que exercitar o corpo trará benefícios na terra, mas exercitar a piedade produzirá frutos nos céus.
         Veja também o que diz Mateus 5.16:
“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.
Jesus nesse versículo está dizendo que o que deve brilhar não é o gel no cabelo ou a maquiagem importada, mas as nossas obras, ou seja, aquilo que vem de dentro pra fora, aquilo que demonstra a nossa beleza interior. Há uma concordância no que está escrito em 1 Coríntios 10.31: “quer comam, bebam ou façam qualquer outra coisa”, aqui poderíamos dizer, quer você alise o cabelo, quer você puxe 100 kg no supino, quer você use roupas da moda, “façam tudo para a glória de Deus”.
Portanto, o desafio que cada um de nós tem é de ser ainda mais belo interiormente do que exteriormente, o que pode não ser tão fácil muitas vezes, mas necessário!
Que o Senhor abençoe sua vida e que você seja muito mais belo por dentro do que por fora!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...