segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Procura-se gentileza desinteresseira

O amor tem se esfriado a cada dia (Mt 24.12), por isso, a gentileza tem se tornado algo cada vez mais escasso. Quando alguém desconhecido é gentil conosco, muitas vezes pensamos: o que será que ele(a) quer? Isso acontece porque na era pós moderna o que se prega é que ninguém é gentil por acaso, todos visam ganhar algo em troca. Seja numa paquera, ou para atrair um cliente, ou para conquistar votos, ou para qualquer outra coisa que envolve uma certa correspondência, a gentileza será uma das ‘armas’ mais utilizadas. Mas quando recorremos à Bíblia, entendemos que devemos ser gentis por motivos bem maiores.
Talvez você já ouviu a frase: “Gentileza gera gentileza”. Também existe um vídeo japonês (ilustração acima) muito interessante na internet que pode ser resumido em uma frase: “Um simples ato de carinho, cria uma onda sem fim”. Observando essas duas frases podemos concluir que alguém precisa ter começado a gentileza para que ela continue gerando essa onda sem fim. Daí, no Salmo 136 do início ao fim, nos 26 versículos você verá: “porque a sua benignidade dura para sempre”. Portanto, sabemos onde começa a benignidade, a gentileza, em Deus. E para não ficar só na figura do Deus Pai, vemos em Rm 15.2-3 que o Filho também é o exemplo de gentileza:
“Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edifica-lo. Pois também Cristo não agradou a si próprio, mas como está escrito: ‘os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim’”.
Portanto, nós filhos de Deus e irmãos de Jesus, precisamos ser gentis porque precisamos nos comportar como nosso Pai e o nosso irmão mais velho, pois essa é a identidade da nossa família conforme escrito também em João 13.35:
“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.
E para complementar esse versículo podemos citar também 1 Coríntios 13.4 onde diz que “o amor é bondoso”.
Uma vez que entendemos que a gentileza faz parte da identidade do cristão, precisamos entender também qual é o alvo da nossa gentileza, ou seja, com quem precisamos ser gentis. Em Provérbios 3.27 temos uma direção:
“Quando lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa”.
Você vê esse versículo e pode pensar: Acho que não tenho sido tão sido tão gentil assim lá em casa. Mas aí você vê o que Jesus fala em Lucas 6.30:
“Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva”.
Esse versículo já nos faz pensar um pouco, mas então vem o versículo 31:
“Como vocês querem que os outros lhe façam, façam também vocês a eles”.
Já ficou um pouco mais difícil, mas aí chegamos aos versículos 32, 33 e 34:
“Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que o amam. E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os ‘pecadores’ agem assim. E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral”.
Não sei para você, mas para mim dói ler esse texto. Porque parece que o meu radar só alcança aqueles que estão de alguma forma ligados a mim, ou seja, família, amigos, mas e os colegas que não temos tanto contato? E as pessoas que eu tenho dificuldade de me relacionar? E as que visitam minha igreja? E o necessitado na rua? Na parábola do bom samaritano, Jesus nos ensina que o próximo é aquele que precisa de mim e eu me compadeço. Pode ser aquele que me pede uma esmola, ou aquele que pede para passar na minha frente no congestionamento no trânsito, ou aquele que não pede nada, mas eu vejo o seu sofrimento e o ajudo assim mesmo. Portanto, o que aprendemos com Jesus é que temos que fazer o bem, sem olhar a quem. Isso é ser gentil, benigno, bondoso.
Assim como o Senhor é benigno e bondoso conosco, precisamos ser também benignos, bondosos, gentis com as pessoas ao nosso redor, pois é assim que o brilho do Senhor reflete em nós. É assim que Deus demonstra o seu amor às pessoas ao nosso redor.
Para concluir, cito 1 Pedro 3.9 onde está escrito em outras palavras que a recompensa da nossa gentileza virá do Senhor, ou seja, devemos ser gentis e bondosos com as pessoas ao nosso redor, não esperando receber algo delas, mas do Senhor, portanto trata-se uma gentileza desinteressada em receber algo em troca, porque na verdade já recebemos, o perdão dos nossos pecados.
Que o Senhor abençoe sua vida e que você esbanje gentileza às pessoas ao seu redor!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...