quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Em busca de refúgio

         Se você tem acompanhando qualquer jornal, certamente viu alguma matéria sobre os imigrantes da Ásia e África buscando refúgio principalmente nos países europeus. Dentre os vários motivos dessa busca os que se destacam são as guerras civis e a ditatura presente em países como Síria, Eritreia, Afeganistão e Iraque.
         Não é difícil não se emocionar vendo matérias relatando sobre a dificuldade de conviver em um país como os citados acima ou então a dificuldade e os riscos que os imigrantes passam afim de encontrar refúgio, isso quando não ficam pelo caminho.
         Às vezes é até difícil fazer um julgamento quanto à real intenção dos imigrantes, mas o que se enxerga na maioria das vezes é um grito por socorro em meio a tanto sofrimento.
         Até o fim de 2014, quase 60 milhões de pessoas se encontravam refugiadas, sendo assim, sabemos que esse número deve crescer ainda mais em 2015.
O que eu gostaria de questionar hoje, é se você, independente de onde esteja, se sente um refugiado. Lembrando que refúgio significa lugar para onde se foge para escapar de um perigo.
Sinceramente não vejo o Brasil como refúgio. Claro que as condições por aqui são melhores que em muitos lugares do mundo, mas está longe de ser um lugar seguro. Mas nos países de primeiro mundo, ditos como seguros também existe perigo, muito menor com certeza, mas existe. Por isso quero falar hoje de um lugar especial, de um lugar onde a segurança é total, estou falando do abrigo ou esconderijo do Altíssimo.
Um dos Salmos mais conhecidos da bíblia, o Salmo 91, fala sobre refúgio, abrigo. Relembre os primeiros versículos:
“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo Poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal. Ele o cobrirá com suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor”. Salmos 91.1-4
         Quem está debaixo das asas do Senhor, quem descansa à sombra do Todo Poderoso está verdadeiramente em segurança, refugiado. Ele nos livra das armadilhas do inimigo, do veneno mortal de qualquer outra desgraça (Sl 91.10).
         A questão é que você precisa estar no esconderijo do Altíssimo, e esse esconderijo trata-se do próprio Deus, portanto, precisamos estar nEle. E como faremos isso? Em 1 João 4.15 diz que: “Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus”. Se você já confessou a sua fé em Jesus, você está no esconderijo, caso ainda não tenha feito isso, precisa dar esse passo para adentrar ao lugar seguro. O versículo 14 do Salmo 91 complementa essa ideia afirmando que: “Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome”.
         E o final do Salmo vemos a promessa de algo que tanto buscamos:
“Vida longa lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação”. Salmos 91.16
         Nesse versículo temos duas promessas, a de uma vida longa aqui na terra e a de uma vida eterna por meio da salvação em Jesus Cristo, ou seja, nEle temos não só uma vida segura, um refúgio passageiro, mas uma eternidade de paz, amor e alegria.

         Que Deus abençoe a sua vida e que você faça dEle o seu refúgio!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...