terça-feira, 29 de setembro de 2015

Cuidando da panela de pressão

         Você passa por algum tipo de pressão? Pressão no trabalho para bater metas de vendas ou de execução de tarefas, ou talvez pressão nos estudos para obter alguma nota ou ser aprovado em algum processo seletivo, ou talvez uma pressão familiar em alguma outra área da vida, ou talvez você seja pressionado para resolver algum problema que já se arrasta a algum tempo. Acho difícil dizer não para todas as perguntas, pois o fato é que hoje parece que todos vivemos numa grande panela de pressão.
         E a pressão do dia a dia pode nos fazer ter medo, preocupação excessiva, angústia, frustração, sensação de injustiça e se não administrarmos bem pode causar até depressão. Então, a questão que pretendo levantar é: como proceder diante de tanta pressão ao nosso redor? Como cuidar bem dessa panela de pressão? O apóstolo Paulo nos diz algo nesse sentido em sua segunda carta aos Coríntios, veja:
 “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados, abatidos, mas não destruídos”. 2 Coríntios 4.8-9
         Veja que não é de hoje que existe pressão vinda de todos os lados, mas os versículos acima afirmam que mesmo diante da pressão, não há desânimo, mesmo em meio à perplexidade, não há desespero, mesmo em meio à perseguição, não somos abandonados, mesmo abatidos, não somos destruídos. Mas de onde que vem o ânimo, a confiança, a coragem em meio à perseguição e a certeza de vitória? Essa resposta pode ser encontrada no versículo anterior:
“Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós”. 2 Coríntios 4.7
         Apesar de sermos frágeis como o vaso de barro, dentro de nós há um poder que a tudo excede, ou seja, um poder que não se mede, e esse poder atende pelo nome de Espírito Santo.
No texto da semana passada falamos que Deus está conosco, Ele é o nosso refúgio, e hoje quero dizer que Ele não está apenas conosco, mas também em nós, Ele é o tesouro que habita em nós se crermos nEle.
         Ele está em nós, e nós estando também nEle seremos animados, porque o próprio Jesus disse: “tenham ânimo! Eu venci o mundo!” (Jo 16.33). Estando nEle podemos até ser perseguidos, mas nunca abandonados, porque conforme disse na semana passada, Ele está conosco sempre até o fim dos dias (Mt 28.20). Estando nEle temos ainda a certeza de vitória, porque nEle somos mais que vencedores (Rm 8.37).
         Precisamos então recorrer ao Espírito Santo, o tesouro que habita em nós para que diante das pressões do dia a dia tenhamos em mente o que o apóstolo Paulo nos ensina no final do capítulo 4 da segunda carta aos Coríntios:
“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”. 2 Coríntios 4.16-18       
         Portanto, deixemos de nos abater com as aflições que passamos aqui na terra e sejamos renovados todos os dias pelo tesouro que habita em nós, pois o que vem depois da panela de pressão não é nada cozido, mas sim os frutos da eternidade, e esses possuem um sabor além da nossa imaginação (2 Co 2.9).
         Que Deus abençoe a sua vida e lhe ajude a cuidar da sua panela de pressão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...