segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Se sentindo cansado

         Se todos utilizassem a opção que permite expressar como se sente nas publicações no Facebook, acredito que muitos colocariam: se sentindo cansado. Em 1 Jo 2.14 está escrito que os jovens foram escolhidos porque são fortes, mas até os jovens fortes andam cansados (Is 40.30). O excesso de atividades anda muito frequente e por isso, todos andamos muito cansados. Não importa se você só possui uma atividade ou se você estuda, trabalha, desenvolve algum trabalho na igreja e ainda sobra um tempo para cuidar da casa, o cansaço bate à sua porta. Tem gente que se cansa de não fazer nada, outros se cansam de fazer de tudo um pouco, ou muito de algo. Precisamos ter cuidado, e quando digo precisamos, me incluo totalmente.
         Um dos grandes fatores do cansaço de cada dia é a dedicação na vida profissional e acadêmica visando obter uma vida confortável. A pessoa se ‘mata’ para ganhar dinheiro e depois gasta o dinheiro buscando saúde. Isso acontece porque na busca por essa vida confortável e estável, a concorrência anda cada dia mais acirrada em todas as áreas, e isso gera uma pressão muito grande. Só para ter uma ideia do que estou falando, a segunda maior causa das mortes no Brasil segundo a revista Exame é o infarto agudo miocárdio. E as pessoas mais propensas a ter um infarto são as que têm uma má alimentação, que realizam poucas atividades físicas e as que vivem em ambientes estressantes. Para alguém dedicado profissionalmente e/ou academicamente falando esse tipo de coisa não é raro.
         Se você procurar um médico para falar sobre cansaço, provavelmente ele lhe dará dicas para cuidar bem do corpo e/ou da mente, mas como sabem, eu não sou médico, sou alguém que gosta de estudar a bíblia, então pretendo abordar o que a bíblia tem a dizer sobre esse assunto. Em Mateus 11.28, Jesus diz:
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”.
         Se você vai ou já foi na academia, sabe que existe um limite de peso que conseguimos levantar, e ultrapassar esse limite é muito perigoso. Ninguém no primeiro dia de academia levanta 100kg no supino, porque a musculatura não está preparada para isso, e se alguém se aventurar, ainda pode se machucar seriamente. Jesus no versículo que acabo de citar está dizendo que se nós passarmos do limite em relação à corpo e mente, Ele pode nos aliviar, Ele pode nos curar. O Pr Neil Barreto diz que o cansaço é um ladrão de possibilidades, e no versículo acima Jesus está então restaurando as possibilidades roubadas. Mas só terão as possibilidades restauradas aqueles que atenderem ao chamado: “Vinde a mim!”.
         Dando continuidade ao texto, temos um segundo passo após ir até Jesus, que é tomar do seu jugo. O relacionamento com Cristo é um jugo nas nossas vidas, porque quando nos relacionamos com alguém estamos presos a essa pessoa. E jugo, talvez você não saiba, é uma peça de madeira utilizada sobre a cabeça do boi que o atrela à carroça, ou seja, Jesus está dizendo por meio de uma metáfora que aceitemos viver presos à Ele. O Pr Hernandes Dias Lopes diz que a escravidão de Cristo nos liberta, ou seja, quanto mais estamos ligados à Ele, quanto mais presos à Ele, mais livres estaremos. Portanto, precisamos atender o convite de Jesus, indo à Ele, tomando do seu jugo, e por último aprendendo dEle.
         Vi um vídeo uns dias atrás, de um muçulmano confrontando uma jovem católica sobre os ensinamentos de Jesus. Ele defende o islã dizendo que o exemplo a ser seguido é de Jesus Cristo, porém, a divergência da linha de raciocínio dele com nós cristãos é que eles não consideram Jesus um Deus, mas um homem exemplar. Quero argumentar dizendo que se até aqueles que não têm Jesus como Deus, têm Ele como exemplo, o que dizer de nós cristãos? Precisamos seguir o que o profeta Oseias escreveu:
“Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhece-lo”. Oseias 6.3a
         Você tem buscado e se esforçado nesse propósito? Você tem estudado a bíblia? Como posso dizer que creio num Deus que não conheço? Nos esforcemos para aprender mais sobre esse Deus, pois Ele é o Único que pode nos fazer descansar.
         O capítulo 11 de Mateus termina dizendo que encontraremos descanso para as nossas almas porque o jugo do Senhor é suave e o Seu fardo é leve. E em Isaías 40, um capítulo onde refletimos sobre a soberania de Deus, nos diz no último versículo que “os que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto com águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (Is 40.31).
         Portanto, se você almeja encontrar descanso, aceite hoje o convite do Senhor Jesus e deixe de se sentir cansado para voar como águia, correr e não ficar exausto andar e não se cansar.

         Que Deus abençoe a sua vida e renove as suas forças!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...