quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A sabedoria que faz mal

         Você se acha uma pessoa sábia? Se sim, essa sabedoria tem te feito bem ou mal? A seguir tenho dois exemplos para lhe fazer refletir sobre isso.
No livro de Ezequiel, no capítulo 28, Deus está repreendendo o rei de Tiro.  Ele se achava um deus, devido a sua sabedoria (Ez 28.2). De fato, a sabedoria do rei lhe trouxe benefícios e glória, como consta nos versículos 4 e 5:
“Mediante a sua sabedoria e o seu entendimento, você granjeou riquezas e acumulou ouro e prata em seus tesouros. Pela sua grande habilidade comercial você aumentou as suas riquezas, e, por causa das suas riquezas, o seu coração ficou cada vez mais orgulhoso”. Ezequiel 28.4-5
Vemos nos versículos acima que apesar dos bons resultados, a sabedoria fez mal ao rei de Tiro, porque o deixou orgulhoso. Por conta desse orgulho, Deus está lhe dizendo através de Ezequiel, que ele seria morto de forma violenta e está lhe questionando e afirmando que ele era homem, ou seja, limitado e mortal, e por isso ele não tinha com o que se gloriar, mas sofrer as consequências do seu orgulho. Veja a seguir:
“Eles o farão descer à cova, e você terá morte violenta no coração dos mares. Será que então você dirá: ‘Eu sou um deus’ na presença daqueles que o matarem? Você será tão-somente um homem, e não um deus, nas mãos daqueles que o abaterem”. Ezequiel 28.8-9
Vendo esse triste desfecho do rei de Tiro, volto um pouco no capítulo para falar de um exemplo oposto.
         Uma das coisas que me chamou a atenção no capítulo 28 de Ezequiel foi o questionamento feito pelo Senhor ao rei no versículo 3: “Você é mais sábio do que Daniel? ”. Por que Daniel? Provavelmente porque foram contemporâneos e também porque a sabedoria de Daniel era algo notória aos homens. Veja o que diz Daniel 1.19-20:
“O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir ao rei. O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos nos quais se exigia sabedoria e conhecimento, e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino”.
         O rei citado acima trata-se de Nabucodonosor, o mesmo que iniciou a destruição total de Tiro (Ez 26; 29.17-29). E não só ele, como outros reis e homens reconheceram a sabedoria de Daniel, veja por exemplo o que disse o rei Belsazar:
“Soube que o espírito dos deuses está em você e que você possui percepção, inteligência e uma sabedoria fora do comum”. Daniel 5.14
         Mas, ao contrário do rei de Tiro, a sabedoria dada por Deus a Daniel (Dn 1.17) fez muito bem a ele e seus amigos, pois fez dele alguém honrado por homens, pois mesmo pertencendo à uma raça cativa, permaneceu por décadas entre os governantes de três impérios: babilônico, medo e persa. Além disso, Daniel também foi reconhecido por Deus como um exemplo de retidão (Ez 14.14).
O segredo do sucesso de Daniel se deve ao fato dele reconhecer que a fonte de sua sabedoria era Deus e por isso ele não tinha motivos para se gloriar, mas para glorificar a Deus.
“Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem”. Daniel 2.20
         Se você quer também ser sábio, peça a Deus e Ele lhe dará de boa vontade conforme escrito em Tiago 1.5, porém, que essa sabedoria seja para a glória dEle e não sua.
          Que Deus lhe abençoe e faça de você uma pessoa sábia para a glória dEle!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...