quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Palavras que curam

Muitas pessoas entram em crise sem saber o que fazer depois de ter a convicção de que pecou. Às vezes tentam guardar segredo sobre a situação porque veem na Bíblia algumas passagens duras como:
“Qualquer que olhar para uma mulher para deseja-la, já cometeu adultério com ela no seu coração”. Mateus 5.28
A pessoa vê esse versículo e pensa: “se olhar é adultério, imagina...” (deixo para você leitor completar essa frase). Porém, saiba que é necessário confessar os seus pecados, pois esconder os pecados é um péssimo negócio. Veja o que diz Salmos 32.3:
“Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer”.
Definhar significa perder as forças, abater, enfraquecer. Esconder os nossos pecados nos deixa fracos, abatidos, cheios de culpa, por isso não podemos guardar isso dentro de nós. O Salmo 32 foi escrito por Davi, e ele está testemunhando momentos de abatimento, fraqueza, por isso ele escreveu os Salmos 32 e 51, para confessar.
Arrepender não é só entender que é necessário pedir perdão, mas é principalmente entender que é necessário mudar de vida. Em Efésios 4 vemos o apóstolo Paulo falar sobre despir-se do velho homem e revestir-se do novo homem. Se o velho homem mentia, o novo homem não deve mentir, se o velho homem roubava, o novo homem deve trabalhar, se o velho homem fornicava ou adulterava, o novo homem procura se manter puro. E temos as vantagens do revestimento do novo homem em Provérbios 28.13:
“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas que os confessa e os abandona encontra misericórdia”.
Vimos nesse versículo que a confissão dos pecados deve ser acompanhada do abandono da pratica pecaminosa, quem assim procede alcança misericórdia por parte do Senhor. A misericórdia e a graça de Deus são coisas que não merecemos, mas que recebemos dEle por causa da sua infinita bondade. Às vezes é difícil entender o que é a graça de Deus porque desde a infância aprendemos sobre meritocracia, que temos que fazer por merecer. Por causa da graça de Deus, temos a oportunidade de confessar os nossos pecados e sermos justificados e purificados:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”. 1 João 1.9
         Então, se esse é o seu caso, quero te convidar a deixar de carregar o peso da culpa sobre os seus ombros, deixar o pecado de estimação para desfrutar do jugo suave e do fardo leve do Senhor. Para isso, confesse o que tem feito que não tenha agradado a Deus ou que pode lhe trazer uma consequência desagradável. Dê nome aos seus pecados! Faça hoje mesmo um conserto com o Senhor, pois para isso você tem um advogado junto ao Pai para interceder a seu favor. Veja 1 João 2.1-2.
“Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo”.
         Vejo esses versículos e imagino o apóstolo João, um homem amoroso dando conselhos ao rebanho do Senhor, chamando-os carinhosamente de filhinhos. Ele fala sobre o objetivo que temos de nos manter santos, mas então, depois de dizer o que devemos fazer no capítulo anterior, ele diz que temos um advogado, um intercessor a nosso favor, que inclusive foi quem pagou a nossa fiança, Jesus Cristo. Temos então a certeza da absorção se confessarmos os nossos delitos, por isso, não temos o que temer.
         Mas além de confessarmos os nossos pecados a Deus, é importante também que confessemos aos homens, isso mesmo, aos homens, a fim de recebermos cura. Veja o que diz Tiago 5.16a:
“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados”.
O objetivo da confissão nesse caso é uma forma de reconhecer o erro e também uma forma de pedir ajuda para a superação e mudança de atitude, se o pecado nos faz adoecer, a confissão nos cura. Se você não confessou os seus pecados diante de Deus e dos homens ainda, você pode fazer isso hoje ou até agora mesmo. Que ao invés da angústia e da vergonha, habite em seu coração e mente, a paz que excede todo o entendimento.
Que Deus lhe abençoe e que a paz dEle seja sempre presente em sua vida!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...