terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O que significa Natal para você?

Como você enxerga o Natal? Alguns podem de imediato relatar sobre Jesus Cristo, o nascimento do Filho de Deus. Outros talvez se lembram de reunião em família, mesa farta, amigo secreto. Outros ainda podem se lembrar de papai noel, árvore de natal, boneco de neve ou sei lá mais o que a Disney, a Rede Globo e outros meios influentes da TV nos fazem imaginar.
Fazendo essa pergunta a algumas pessoas, entre colegas de trabalho e amigos, notei uma resposta preocupante compartilhada por mais de uma pessoa: “natal é tempo de hipocrisia”. Esses relatam que no fim do ano, todo mundo quer dar uma de bonzinho depois de aprontar o ano todo, os familiares se abraçam mesmo se odiando, dentre outras atitudes reprováveis. Isso é lamentável!
Por que esperar o Natal para fazer boas ações? Por que esperar o Natal para ser amoroso, fazer boas ações, pensar na família, dentre outras coisas?
Não se sabe se Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro, mas sabemos sim, qual foi o maior dos ensinamentos que Ele nos deixou, o amor incondicional. A missão de Jesus era morrer pelos nossos pecados para nos dar vida (Jo 3.16), mas seria impossível morrer sem nascer. Ele fez a sua parte e nos ensinou como faríamos a nossa, vivendo em amor (Mc 12.30-31).
Portanto, a mesa farta não deve ser sinônimo de glutonaria, desperdício ou algo do tipo, mas ao partir o pão, a carne, a fruta ou qualquer outra coisa, nos comportemos como quem se assenta à mesa da comunhão esbanjando paz, amor e alegria, pois Jesus morreu para que vivêssemos em comunhão como família celestial, cujo patriarca é o próprio Deus (Ef 2.19).
Os presentes dados aos parentes, amigos (ocultos ou não) não podem ser dados como quem espera receber algo em troca, mas com o sentimento de quem já recebeu o maior presente que poderia ganhar, a vida eterna.
Os enfeites de natal não devem e nem jamais irão ofuscar a nossa luz diante dos homens (Mt 5.16), que não possui uma única época para brilhar e nem depende de uma energia terrena, mas tem o Espírito Santo como fonte e a glória de Deus como objetivo durante todos os dias de nossa vida.
Para concluir, deixo alguns versículos que o apóstolo Paulo escreveu à igreja de Filipos:
“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!
Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor”. Filipenses 4.4-5
         Nos alegremos e sejamos amáveis não só no natal, mas sempre, porque o que começou no natal e acabou na Páscoa nos deu a vida eterna e a oportunidade de pertencer a família de Deus.

         Um Feliz Natal para você e que a alegria, a paz e o amor provenientes do Senhor preencham a sua casa!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...