quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Por que preciso ler a Bíblia?

         No próximo domingo comemora-se o dia da Bíblia. Trata-se de um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia.
         Quando o assunto é ler, estudar, discutir Bíblia, gosto sempre de lembrar o que o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo em sua segunda carta:
“Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. 2 Timóteo 3.16-17
         Esses dois versículos dizem muito sobre a Bíblia. Primeiro, que ela toda foi inspirada por Deus, no sentido original do texto em grego (theopneustos), soprada por Deus aos homens. O grande avivalista do século XVIII, John Wesley, apresenta uma lógica interessante sobre isso, veja:
A Bíblia foi concebida por uma dentre três fontes:
1- Por homens bons ou anjos;
2- Por homens maus ou demônios;
3- Por Deus.
Primeiro, a Bíblia não poderia ter sido concebida por homens bons nem por anjos, porque ambos não poderiam escrever um livro em que mentissem em cada página escrita, onde haviam colocado as palavras: "Assim diz o Senhor", sabendo perfeitamente que o Senhor nada disse e que todas as coisas foram inventadas por eles.
Segundo, a Bíblia não poderia ter sido concebida por homens maus ou demônios, porque não poderiam escrever um livro que ordena a prática de todos os bons conselhos, proíbe pecados e descreve o castigo eterno de todos os incrédulos.
Portanto, concluo que a Bíblia foi concebida por Deus e revelada aos homens.

Após falar sobre a inspiração da Bíblia à Timóteo, o apóstolo Paulo fala sobre o propósito nos qual ela foi escrita. Para entender melhor esse propósito, vejamos o versículo anterior ao que lemos acima:
“Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torna-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus”. 2 Timóteo 3.15
As sagradas letras foram escritas para que o homem encontrasse salvação mediante a fé e consequentemente transformação de vida. Se a Bíblia serve para ensino, repreensão, correção e instrução na justiça precisamos entender que ensino trata-se de nos mostrar o que é certo, repreensão refere-se ao que não é certo, correção aponta para mudança, isto é, tornar-se certo e instrução na justiça baseia-se em permanecer certo. Portanto, a palavra de Deus está a nossa disposição para nos preparar ou aperfeiçoar por inteiro. É através dela que o Senhor nos transforma.
Quero concluir apenas reforçando que a Bíblia tem como destinatário eu e você. O próprio Deus foi quem a concebeu a fim de nos salvar mediante fé e nos transformar, por isso não podemos desprezar ou abnegar os seus ensinamentos, mas busca-los com intensidade crendo que quanto mais dela estiver em nós, mais firmados estaremos em Jesus Cristo (Mt 7.24-25).

Que o Senhor lhe abençoe e que você tenha cada dia mais sede pela palavra!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...