segunda-feira, 13 de junho de 2016

Chega de mentiras!


         Ultimamente está cada vez mais difícil descobrir quem está falando a verdade. Movidos por interesses pessoais, muitas pessoas têm faltando com a verdade pregando a mentira como se fosse verdade. Esse problema também alcançou as igrejas, e pelo que lemos no primeiro capítulo da carta a Timóteo, não é algo tão recente.
O apóstolo Paulo tinha zelo pela doutrina pregada à igreja e é por isso que escreve sobre isso à Timóteo, seu filho na fé. No terceiro versículo da carta, ele escreve:
“[...] não mais ensinem doutrinas falsas”.
         Talvez você já tenha ouvido a expressão: “texto sem contexto vira pretexto”. Criar uma doutrina embasada em um único versículo sem considerar o contexto não é só perigoso como traz grandes problemas.
         Quando o pregador está mais interessado em mostrar o seu ponto de vista do que o que a Bíblia de fato tem a dizer isso pode acontecer. A pessoa cria a mensagem para depois procurar um texto que se encaixe à mensagem, quando o correto é se fazer o contrário.
         Infelizmente, também existem os casos onde a intenção é distorcer a doutrina conscientemente. O próprio Jesus nos despertou sobre esses falsos profetas (Mt 24.11). Judas também fala sobre eles dando ênfase na forma deles agirem, veja:
“Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor”. Judas 4
         Tanto Paulo quanto Judas estavam preocupados com o rumo em que a igreja estava tomando devido às falsas doutrinas, por isso o apelo de Paulo à Timóteo para ordenar a algumas pessoas que essas doutrinas não fossem mais pregadas.
         Nem todos conseguem identificar as falsas doutrinas pregadas nos púlpitos, e por isso, muitos são influenciados pelo que é falado nos púlpitos. Esses erram por não conhecerem as escrituras (Mt 22.29). Outros erram porque não se importam com os que estão sendo enganados (Jd 22). Portanto, precisamos não só conhecer as escrituras para não sermos enganados, como também para denunciar os falsos ensinos e socorrer os nossos irmãos (Jd 23).
         Uma outra preocupação do apóstolo Paulo quanto aos ensinamentos na igreja de Éfeso era a futilidade. Ao invés de falar sobre Jesus alguns mestres estavam preocupados com mitos e genealogias que nada poderiam acrescentar à fé dos membros da igreja.
         Uma boa história pode entreter o público, mas jamais produzirá o que apenas o Evangelho pode produzir, vida.
Evidentemente quando Paulo se refere à mito ele não está falando sobre alguma parábola que Jesus contou e quando fala de genealogia certamente também não está falando da que consta no capítulo 1 de Mateus por exemplo. O que Paulo estava condenando era a pregação de costumes judaicos e linhagem patriarcal como algo relevante para a fé cristã.
Em um bom sermão as ilustrações servem para facilitar o entendimento, porém, o centro da mensagem deve permanecer em Jesus. O Evangelho não é algo que simplesmente comove as pessoas, mas trata-se de um amor que nos incentiva a ser alguém melhor. Portanto, se a mensagem pregada não nos leva à Jesus, não nos leva ao arrependimento e confissão de pecados, ela é reprovada.
         É impossível ser um pregador da palavra sem conhecimento das escrituras. Alguns membros da igreja de Éfeso cometiam o erro da futilidade porque queriam pular etapas. Queriam ser mestres, ter a oportunidade de falar e até disciplinar os irmãos antes mesmo de serem ensinados, discipulados.
         Chega de mentiras! Não aceite e muito menos pregue um evangelho fundamentado em nada que não seja a palavra de Deus. Para isso, medite na lei do Senhor dia e noite para assim cumprir o que nela está escrito (Js 1.8).
Que possamos não só conhecer, mas também praticar e anunciar a verdade que provém do Senhor, a única que é capaz de nos santificar e nos dar nova vida em Cristo Jesus.
Tenhamos um genuíno compromisso com a verdade!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...