segunda-feira, 20 de junho de 2016

Deixe de ser boca aberta!

         Provavelmente você já ouviu o termo “boca aberta”. Geralmente trata-se de alguém parado, lesado, sonso. Em todos os lugares existem pessoas assim, inclusive na igreja. E nesse texto a minha missão é dizer a você, se for o seu caso, a deixar de ser boca aberta.
Em Atos 1 está o relato de uma das cenas mais marcantes da história do Cristianismo e com certeza, da existência humana. Trata-se da despedida de Jesus. Ele já havia cumprido a sua missão, nasceu, viveu e morreu por nós. Agora, o Cristo ressurreto está partindo e não poderia ir sem dizer nada. Atentemos então às últimas palavras de Jesus na terra. No versículo 7 Ele diz que algumas coisas não competem a nós saber e depois informa que o Espírito Santo será derramado para que assim o Evangelho seja testemunhado em toda a parte. As palavras do versículo 8 tratam-se da Grande Comissão, ou seja, o chamado de Jesus aos seus servos à pregação do Evangelho em toda a parte: “e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.
         Ide! Foi isso que Jesus disse a todos. Essa é a mensagem que Ele tem para todos os seus filhos, para todos os que creem nEle. Mas talvez estamos como os discípulos, olhando para o céu esperando sabe lá o que. Se você está esperando uma ordem para começar a pregar o Evangelho, você já tem. Essa ordem também não está delimitada. Jesus não diz: preguem o Evangelho só na África ou só na faculdade. O versículo 8 de Atos é bem completo. Em Jerusalém significa em sua cidade. Em toda a Judéia trata-se de estado. E Samaria fala de outro estado ou país. E para não ter dúvida nenhuma temos “até os confins da terra”.
         Gosto muito da história do chamado de grandes homens da Bíblia, mas quando falo de ministério, missão, quem me chama atenção são aqueles em que não há relato de chamado particular. No Antigo Testamento vemos José e o seu ministério no Egito. Em algum momento há relato de Deus falando que mandaria José ao Egito para salvar o povo? E o que falar de Daniel? Já chegou na Babilônia procurando uma forma de não se misturar, mas mostrar Deus em sua vida. No Novo Testamento, mais precisamente no livro de Atos vemos Estevão, Barnabé, Lucas, Timóteo e nenhum deles há menção de chamado particular como houve na vida dos discípulos e de Paulo por exemplo. Estevão foi o primeiro mártir, o primeiro louco por Jesus o suficiente para morrer por Ele. Barnabé foi quem buscou Saulo para começar o seu ministério. Lucas foi colaborador nas caravanas de Paulo, além de nos deixar registrado o Evangelho de Jesus no livro que leva o seu nome e no Evangelho do Espírito Santo, mais conhecido por nós como o livro de Atos. E Timóteo foi quem deu continuidade no ministério de Paulo junto com Tito, Priscila, Áquila, Marcos e tantos outros.
         Olhando para essas pessoas me pergunto: O que esperar para cumprir o ministério que Deus nos deu?
         Talvez você diga: Eberson, estou esperando companhia. Não dá para fazer nada sozinho. A igreja não me apoia, o meu pastor não me apoia, o meu líder, os meus amigos, ninguém. Nesse caso, primeiramente preciso te lembrar que você jamais fica sozinho (a). O Evangelho de Mateus termina com Jesus dizendo: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28.20b
         O apóstolo Paulo também nos prova isso no fim da vida, quando escreve à Timóteo contando como foi a audiência em que ele foi julgado em Roma (2 Tm 4.16-17). Paulo esteve diante de uma unanimidade de opositores e não foi condenado. Além disso, proclamou o Evangelho de Jesus Cristo. Consegue imaginar isso?
         Talvez o seu problema não seja companhia, mas recursos. Quantas vezes já ouvi de pessoas de grande potencial: Ninguém quer investir em mim! Bons músicos, bons ministros e que infelizmente estão esperando as coisas acontecerem por si só. Estão esperando as coisas ficarem favoráveis para então começar ou dar sequência no ministério.
         No texto que lemos Jesus não disse que daria um cartão de crédito ilimitado para podermos viajar para onde precisar e pregar o Evangelho. Também não está escrito que as nossas famílias seriam alimentadas enquanto estivéssemos servindo ao reino. O que está escrito é que receberíamos poder. Em outras versões a palavra é virtude. Foi através desse poder que milhões de pessoas foram alcançadas. Foi através desse poder que o próprio Jesus curou e operou milagres. E é através desse poder também que cumpriremos os planos do Senhor para as nossas vidas.
         O ministério é algo de Deus para Deus e que o próprio Deus nos capacita, compreende isso? Ele mesmo nos chama, anda conosco e nos capacita. Portanto, tome posse do poder, da virtude da parte do Espírito Santo. Esse é o recurso necessário para seguir em frente. Vamos deixar de ser boca aberta, vamos parar de apenas olhar o que está acontecendo e vamos fazer a nossa parte.
         Sempre é tempo de mostrarmos Jesus as pessoas à nossa volta. Sejamos homens e mulheres de atitudes. Que o nosso ardor nas palavras e atitudes possa fazer a diferença e servir de testemunho do Senhor Jesus em Anápolis (sua cidade), em Goiás (seu estado), em São Paulo (outro estado), na África (outro país), até os confins da terra!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...