quarta-feira, 20 de agosto de 2014

No posto Ipiranga?

        Quem nunca viu um comercial do posto Ipiranga? No mais popular, o da imagem ao lado, o posto Ipiranga é a solução de todos os problemas. Afinal, lá você abastece, se alimenta, faz serviços de banco e por ai vai.
         Mas o que poucos sabem ou aceitam é que a história do posto Ipiranga não existe só na ficção. Muitos perguntam: Como educar filhos? Como administrar minhas finanças? Como alcançar a verdadeira paz? Como entender a criação?
         A resposta é a mesma para todas essas perguntas: Vai na bíblia!
        Antes de me chamar de exagerado, veja o que diz o apóstolo Paulo em sua segunda carta à Timóteo, capítulo 3, versículos 16 e 17:
“Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”.
         Particularmente, não consigo ver esses versículos e entender que Paulo está falando apenas do ministério pastoral, sendo esse o motivo da carta, instruir um jovem pastor. O que mais me dá essa convicção são as palavras ‘toda’, ‘instrução na justiça’ e ‘toda boa obra’.
         Se toda a escritura serve para nos preparar para toda boa obra, entendo que vida familiar, profissional e acadêmica e todos os demais aspectos da nossa vida estão nesse contexto. Então vamos à algumas evidências.
         A criação talvez seja um dos assuntos mais polêmicos quando falamos de bíblia como verdade absoluta. No livro “Pense Biblicamente” de John Macarthur temos inúmeros argumentos comprovando que é muito mais lógico e normal acreditar na teoria criacionista, conforme a bíblia, do que na teoria evolucionista. Como referencial brasileiro, temos também o Prof. Adauto Lourenço. Como não costumo aprofundar nos textos desse blog, até pra leitura não ser cansativa, deixo uma comparativo interessante de Macarthur para concluir o assunto:
“O filósofo evolucionista Herbert Spencer, um dos defensores mais recentes e entusiastas de Darwin, esboçou cinco ideias científicas fundamentais: tempo, força, ação, espaço e matéria.
Mas Gênesis 1.1 considera todas as categorias de Spencer: ‘No princípio’ – isto é tempo. ‘Deus’ – isto é força. ‘Criou’ – isto é ação. ‘Os céus’ – isto é espaço. ‘E a terra’ – isto é matéria.”
         Viu como na bíblia podemos encontrar até as ideias científicas fundamentais?
         Outro assunto que costuma ser polêmico quando se fala de fé cristã é o sofrimento. Porque existe o sofrimento? Deus não é bom? Então, veja o que Paulo diz em Romanos 8.19,20 e 22:
 “A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou.
Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto”.
         O último versículo indica sofrimento. Em outras palavras e, analisando o capítulo 8 como um todo, Paulo está nos dizendo que se sofremos até hoje, é porque um dia o pecado entrou no mundo. E essa é a ‘herança’ que herdamos, o sofrimento. Vale enfatizar que no versículo diz que ‘toda natureza criada geme’, ou seja, todos sofrem, afinal, todos pecaram (Rm 3.23).
         Demos apenas dois exemplos de como a bíblia, a palavra de Deus, é rica em instrução. Poderíamos aprofundar nesses exemplos ou falar de outros assuntos como família, amizade, trabalho, lei, história, geografia, engenharia, música, dentre uma infinidade de temas.
         Podemos concluir, sem pestanejar, que realmente a bíblia é sim o guia que nos leva à quem resolveu o nosso maior problema, que era a condenação eterna, e que pretende nos tirar de todo o sofrimento por toda a eternidade.
         Que esse manual, a bíblia, te guie a Quem realmente pode fazer e fez algo por você, Jesus!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...