terça-feira, 26 de agosto de 2014

A teoria do santo de casa

         Quem nunca ouviu o ditado “Santo de casa não faz milagre”? Interessante como o próprio Jesus falou algo parecido. Veja o que Ele disse em Lucas 4.24-27:
“Continuou ele: ‘Digo a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra. Asseguro a vocês que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio e houve uma grande fome em toda a terra. Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom. Também havia muitos leprosos em Israel no tempo de Eliseu, o profeta; todavia, nenhum deles foi purificado – somente Naamã, o sírio’.”
         Pra quem não conhece o contexto, Jesus estava em Nazaré, ou seja, na cidade onde ele foi criado, onde ele teve a oportunidade de falar na sinagoga. E pra quem não sabe quem foi Elias e Eliseu, tratam-se de dois dos profetas que mais foram usados em milagres no Antigo Testamento.
         Agora, entrando na parte de argumentação, convido você a pensar comigo: Porque será que Jesus não quis curar ninguém ou fazer algum milagre em Nazaré como aconteceu em outros lugares, como em Cafarnaum, por exemplo? Por causa da desconfiança dos seus conterrâneos.
         É difícil imaginar que alguém que um dia jogou bola com a gente na rua, ou alguém que se assenta ou se assentou à mesa conosco tem ‘poder’ pra fazer alguma coisa assim, não é mesmo? Por que será? Porque sabemos que trata-se de um ser humano, e talvez, conhecemos suas limitações, pecados, etc.
         Mas quando vem um ‘profeta’ de fora é mais fácil crer que Ele possa fazer algo por nós. Será que é assim? Tomara que não. Pois posso afirmar que nem santo de casa, nem santo de fora faz algum milagre. Como assim Eberson? Vejamos o versículo abaixo, Atos 19.11:
“Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo”
         Você vê algum homem fazendo alguma coisa? Não! O Único Santo capaz de curar, fazer milagres, etc chama-se Espírito Santo. Em toda a bíblia, quando vemos curas, milagres, não existe poder nenhum vindo do homem, ou seja, os profetas, os apóstolos foram apenas instrumentos nas mãos de Deus.
         Da mesma forma, Jesus disse em João 14.12, que, se crermos, faremos coisas tão grandes como as que ele fez, e até maiores. E no versículo 13 ele complementa: “o que pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho”. Eis aí o segredo que Paulo também comenta em 2 Coríntios 4.7:
“Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.”
         Paulo diz de forma clara, que, nós somos vasos de barro, ou seja, não temos valor ou poder pra fazer algo, podemos até ser quebrados por causa do pecado, mas o que tem dentro de nós é sim o maior dos tesouros, é o Espírito Santo que, como terceira pessoa da Trindade, pode todas as coisas.
         Concluindo, o Santo que faz milagres é mais de casa que se imagina, pois Ele mora dentro de mim e de você.
         Que você seja instrumento de Deus na vida dos que estão ao seu redor, para que o nome dEle seja glorificado!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...