quarta-feira, 8 de abril de 2015

Às vezes no silêncio da noite

Você já se sentiu sozinho, abandonado, decepcionado ou desprestigiado? Talvez, quando criança, na sua apresentação na escola ou na igreja, ou talvez aquele jogo de futebol, ou aquela outra competição que você queria que seu pai ou sua mãe fosse, e, infelizmente isso não aconteceu. Talvez alguém muito importante pra você, esqueceu a data do seu aniversário. Talvez um amigo seu deu uma festa, e esqueceu de te chamar. Talvez no velório de um ente querido seu, uma outra pessoa muito querida não apareceu e nem deu notícias porque não foi. Talvez no seu casamento, quem você fez tanta questão de convidar, não passou nem na porta da igreja.
         Saiba que ficar sozinho não é particularidade minha e nem sua meu irmão(ã), pois o próprio Jesus passou por isso. Em João 16.32 Ele diz:
“Aproxima-se a hora, e já chegou, quando vocês serão espalhados cada um para sua casa. Vocês me deixarão sozinho...”
         Jesus ‘jogou o verde’, deixou os discípulos ‘ligados’ no que iria acontecer, e o que acontece depois? No capítulo 18, vemos Jesus sozinho diante dos soldados, Pilatos, e a multidão.
         O apóstolo Paulo também relata solidão, está em sua segunda carta à Timóteo. Veja:
“Procure vir logo ao meu encontro, pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia. Só Lucas está comigo”. 2 Timóteo 4.9-11
“Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram”. 2 Timóteo 4.16
É notável um abatimento por parte de Paulo, mas eu gostaria de comparar esse momento, com um outro momento de sua vida. Veja em 2 Coríntios 11, ele falando um pouco dos seus sofrimentos em sua trajetória ministerial:
“... fui encarcerado várias vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquem em jejum; suportei frio e nudez.” 2 Coríntios 11.23-28
         Nesse texto aos Coríntios vemos Paulo falar do peso do seu ministério, vemos que ele já estava acostumado a sofrer, mas mesmo assim, no momento de solidão no fim de sua vida ele se abateu, se entristeceu. Mas mesmo abatido, triste, ele demonstra que ainda tinha forças. E depois de passar por um momento de sofrimento, solidão, poderíamos perguntar: de onde tirar forças?
Durante toda a sua vida de sofrimento, Paulo sabia que por mais forte que fosse a sua dor, por maior que fosse o seu sofrimento, alguém não o abandonaria:
Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão.”
         Essa é a grande verdade que devemos tomar posse, o Senhor estará conosco até o fim dos tempos (Mt 28.20).
Naquela ocasião, sozinho, Paulo saiu vitorioso em um julgamento onde todos presentes eram acusadores. Consegue imaginar isso? E em vários momentos ‘sozinho’ ele escreveu cartas inspiradas pelo Espírito Santo que nos abençoam até hoje. Portanto, Paulo, eu e você nunca ficamos e nem ficaremos sozinhos.
         Também é necessário argumentar que Deus além de não nos deixar só, às vezes age usando pessoas pra nos ajudar a seguir o nosso caminho. Quando você recebe uma ajuda diante de uma dificuldade trata-se de uma forma de Deus se mostrar presente em sua vida. É uma forma de Deus mostrar que cuida de você, e da mesma forma que Deus cuida de nós através de outras pessoas, Ele também quer cuidar de outras pessoas através de nós. Compreende?

Concluindo, quero dizer que às vezes no silêncio da noite ou do dia, Deus permite que estejamos sem companhia do homem, porque Ele quer estar a sós conosco. Portanto, desfrute da companhia dEle da melhor forma possível, pois você não poderia estar melhor acompanhado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...