terça-feira, 14 de abril de 2015

Como anda sua autoestima?

O que levanta sua autoestima? Talvez um elogio, talvez saber que tem algo admirável. O conceito de autoestima está baseado no ser ou não ser, ter ou não ter. As pessoas possuem autoestima elevada devido serem ou pensarem ser, de certa forma, especiais ou diferentes em relação às demais, ou pelo simples fato de ter algo que muitos gostariam de ter ou não ter algo que a maioria têm e não gostaria de ter.
         Mas se a ostentação dos bens, a cobiça dos olhos e da carne não vem de Deus (1 Jo 2.16), como funciona essa questão de autoestima na vida de nós cristãos? Também com base naquilo que somos e temos. Pensando nisso, pergunto: quem somos e o que temos?
  1-    SOMOS CRIATURA DE DEUS
Somos criação de Deus, Ele nos fez, conforme relatado em Gênesis 1.27: “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou”. E um pouco, mais a frente, no versículo 31, está escrito: “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom”.
         Tudo o que Deus faz é perfeito e é bom lembrar que a conclusão de que o que Ele havia criado era bom não partiu do homem, onde haveria probabilidade de erros, mas do próprio Deus Onisciente.
         E além de sermos criatura, somos também filhos de Deus.
  2-    SOMOS FILHOS DE DEUS
         Em 1 João 3.2 está escrito que “agora somos filhos”, agora, porque algo precisou acontecer para que isso fosse verdade. Antes éramos estrangeiros, órfãos, mas então fomos adotados através do sacrifício do nosso irmão mais velho, Jesus (Ef 2.19). Mediante ao seu sangue, fomos aproximados de Deus (Ef 2.13). Portanto, os filhos são os que aceitam a paternidade de Deus, ou seja, são aqueles que creem em Jesus, como Salvador, e então recebem a salvação pela graça. João 1.12 nos esclarece isso:
“Contudo, aos que receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.”  João 1.12
         Mas antes de você sair por ai dizendo: “não sou dono do mundo, mas sou filho do dono” eu preciso te lembrar o que está escrito em 1 João 5.19:
“Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno”.
         Agora que já sabemos quem somos, vamos ao que temos!
  3-    TEMOS A VIDA ETERNA
Se somos filhos é porque temos a vida eterna, pois é isso que está escrito em João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Se as pessoas de hoje gostam de ostentar o carro que elas compraram agora e que amanhã vai valer a metade, ou talvez o corpo esbelto que elas conseguiram depois de um tempo de esforço e que amanhã voltará ao pó conforme Gênesis 3.9, temos algo muito mais precioso, que não merecemos, mas recebemos pela graça, temos a vida eterna. E o que compra isso? O sangue de Jesus que foi derramado na cruz por nós.
E quanto a isso, não temos com o que nos gloriar. Veja o que diz Gálatas 6.14:
“Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo”.
         Paulo nos diz isso, querendo mostrar que nada que tivermos ou sermos pode ser motivo de glória diante de Deus ou dos homens, a não ser a cruz de Cristo, pois, foi através dela é que fomos salvos, herdamos a vida eterna.
         E além de termos a vida eterna, temos ainda um propósito a cumprir.
  4-    TEMOS UM PROPÓSITO A CUMPRIR
Deus conta conosco para cumprir um propósito, uma missão. Assim como o Deus Pai enviou Jesus, Ele, Jesus, nos envia (Jo 17.18). Talvez você tenha dúvidas de qual é a missão, então, podemos responder de forma bem simples e resumida: a missão é revelar Deus as pessoas ao nosso redor, cumprir o IDE.
Deus poderia dar a essa tarefa aos anjos, poderia escolher algumas pessoas pra fazer isso, mas não, ele deixou a cargo de todos os filhos, portanto, o privilégio de servi-lo é meu e seu.
CONCLUSÃO
         Nada e nem ninguém é motivo para sermos pessoas sem autoestima. Se algo que você ouviu ou viu um dia te fez achar inferior, infeliz ou descrente, saiba que Deus não tem nada disso pra você, muito pelo contrário, Ele quer que você se alegre nele (Fp 4.4).
Você é precioso(a), importante pra Deus. Ele te criou, te adotou como filho(a), te garantiu a vida eterna e conta com você. Conforme relatou Pedro em sua segunda carta, no capítulo 1, à medida que o conhecermos nos realizaremos nEle, tome posse dessa verdade e busque a cada dia conhecer mais esse Deus que te ama e levante a sua autoestima!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...