segunda-feira, 20 de abril de 2015

Fala que eu te escuto

         Todos os dias escutamos tantas coisas, mas o que paramos pra ouvir, o que absorvemos? Como sabemos, existe uma diferença entre escutar e ouvir, pois ouvir é entender, é atentar ao que escutamos. Será que temos feito um filtro adequado no nosso dia a dia, no trabalho, na faculdade, em casa, entre amigos? Para fazer essa análise, vamos parar agora para refletir o que o Espírito Santo tem a nos dizer através da carta de Tiago.
“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.”. Tiago 1.19,20
         Nos versículos acima temos orientações importantes para de como nos comportar diante de tanta informação ao nosso redor. E o primeiro passo é: ‘sejam todos prontos para ouvir’.
PRONTOS PARA OUVIR
Primeiramente quero deixar claro que Tiago não direciona esse mandamento a ninguém em específico e nem a alguma classe ou gênero, ele diz “sejam todos”, ou seja, alguns podem até ter facilidade nisso, mas o mandamento é pra todos.
Mas o que seria ser pronto para ouvir? Ultimamente todo mundo quer dar a sua opinião, querem falar, querem mostrar que estão com a razão, mas nem todos esses que querem falar querem ouvir. E vale lembrar também que não se fala apenas verbalmente, mas corporalmente, virtualmente, dentre outras formas. Muitas vezes, até em silêncio podemos dizer algo, não é mesmo?
         Cada dia que se passa, as pessoas são mais egocêntricas, elas não querem saber o que o outro acha, ou o que o outro posta, elas querem saber é o que as pessoas pensam do seu ponto de vista, da sua forma de ver a vida, do que anda acontecendo ao seu redor. Então, Tiago diz que temos que ser prontos a ouvir, e quando fazemos isso nos deparamos com a pluralidade filosófica, falei difícil agora hein? Quero dizer que quando paramos pra ouvir as pessoas, notamos que pra um mesmo assunto existe inúmeros pontos de vista, e pra definir, qual é o correto, ou qual é o mais convincente, precisamos absorver bem, precisamos ouvir bem, por isso precisamos ser prontos a ouvir.
TARDIOS PARA FALAR
         Tiago continua dizendo que devemos ser tardios para falar, e, quase sempre, quem tem dificuldade em ouvir, tem mais dificuldade ainda em segurar a língua. Tem hora que o negócio é pá pum né? Do jeito que veio, volta, mas Tiago não nos ensina isso. O que o texto quer dizer é que depois de absorvermos bem, ou seja, depois de ouvir e digerir é que eu vou falar ou não.
         Demorar pra responder uma pergunta, irrita as pessoas, não é mesmo? Porém, é melhor recompensar a demora com uma boa resposta do que gastar tempo corrigindo o que saiu sem pensar.
TARDIOS PARA IRAR-SE
         Uma pessoa irada não faz justiça, faz besteira. Quantas vezes você esteve com raiva e fez algo que depois trouxe arrependimento? Eu por várias vezes.
         Tiago argumenta no versículo 20 do capítulo 1 de sua carta dizendo que a ira humana não produz o que Deus aprova, e essa é uma grande verdade. Moisés quando se irou, bateu na rocha e deixou de entrar na terra prometida (Dt 32.51-52). Saul quando perdeu a paciência e não esperou Samuel chegar para oferecer o sacrifício também perdeu seu trono (1 Sm 13.13-14). E nós também só temos a perder se dermos lugar a ira ou se nos irarmos com qualquer coisa. É por isso que o Espírito Santo produz em nós o seu fruto, onde um dos aspectos é a paciência. Para que sejamos também tardios para nos irar-se.
CONCLUSÃO
         O versículo 25 do primeiro capítulo da carta de Tiago diz em outras palavras que, aquele que ouve e pratica o que está na palavra de Deus será feliz naquilo que fizer. Se essa é nossa vontade, sejamos atentos ao que essa palavra tem a nos dizer, sejamos prontos para ouvir, tardios para falar e irar e assim seremos felizes nos nossos relacionamentos com Deus e com os homens.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...