terça-feira, 28 de abril de 2015

A bolsa de valores morais

“Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo”. Isaías 5.20
         Você já deve ter ouvido falar da bolsa de valores, mas hoje quero falar não da bolsa de valores, mas da bolsa com valores, como assim? Pretendo falar dos valores que cada um de nós cristãos carregamos ou deveria carregar. Quero abordar sobre inversão de valores, algo que está ao nosso redor cada dia com mais força.
         O mundo prega o relativismo, ou seja, não existe verdade absoluta, pois cada um tem a sua verdade, o cristão tem a sua, o ateu a dele e assim em diante. Mas nós cremos numa verdade absoluta, a bíblia. E é com base nessa verdade que temos que definir os nossos valores morais. Então, o que devemos fazer é, antes de estabelecer os nossos valores morais, procurar saber o que a bíblia diz a respeito.
         Vejamos um pouco mais sobre as inversões de valores nos dias atuais, começando pela igreja.

A INVERSÃO DE VALORES NA IGREJA
         Na segunda carta à Timóteo, o apóstolo Paulo faz questão de falar sobre o papel das escrituras, da palavra de Deus no capítulo 3. Ele aborda dizendo que ela é suficiente para dar sabedoria para a salvação (2 Tm 3.15), como assim? Paulo está dizendo que não é necessário a filosofia, psicologia, biologia, ou qualquer outra ‘gia’ para ser salvo, mas é necessário o conhecimento da bíblia, pois é através dela que conhecemos o nosso Salvador, é através dela que nos aproximamos dEle, é através dela que nos tornamos aptos e plenamente preparados para toda boa obra (2 Tm 3.17), em algumas traduções a palavra ‘apto’ é substituída por ‘perfeito’. E é esse é o nosso objetivo, amém!?
         Mas infelizmente, dentro de muitas igrejas, os líderes estão deixando essa palavra de lado, talvez porque muitos preferem ouvir fábulas do que a verdade (2 Tm 4.4). Jesus e os apóstolos anunciaram que viriam os falsos profetas, aqueles que pregariam um outro ‘evangelho’ e eles estão por aí, muitas vezes arrastando multidões com suas teorias infundadas, forçando a barra nas interpretações bíblicas buscando se beneficiarem, corrompendo os valores do autêntico cristianismo.
         É importante dizer que só teremos discernimento desses falsos mestres, se a palavra de Deus estiver em nossos corações e em nossas mentes.

A INVERSÃO DE VALORES NA POLÍTICA
         E se na igreja a coisa já anda feia, o que dizer da política? A política brasileira é, a cada dia que se passa, motivo de vergonha pra nós. Já ouviu alguém dizer: “Ele rouba mas faz”? Esse tipo de discurso é inaceitável. Não precisamos de alguém assim, precisamos de alguém honesto, e de uma participação efetiva e mais de perto do povo.
E é difícil entender a população. As pessoas querem fazer manifestação, quebra-pau, panelaço, mas na hora de se manifestarem através dos votos, votam nos mesmos partidos de sempre. Lamentável! E o que dizer da massa corrupta também? Vende o voto por qualquer saco de cimento, ou bolsa sei lá o quê. O importante é o “eu” se dar bem.
         A bíblia não compactua dessa visão corrupta, mas ela diz em Provérbios 29.4 (Viva):
“Um rei justo e honesto ajuda seu país a crescer e viver em paz; o rei que quer ficar rico às custas do povo acaba destruindo sua nação”.

A INVERSÃO DE VALORES NA FAMÍLIA
         A inversão de valores na política é tão grande que afeta consideravelmente as famílias. Ao invés de muitos políticos lutarem contra a corrupção ou a favor de alguma causa que realmente importa, eles estão querendo interferir em princípios e valores que sempre deram certo e que há respaldo bíblico. Um exemplo disso é a chamada ‘lei da palmada’, veja o que a bíblia tem a dizer sobre isso em Provérbios 29.15 (Viva):
“A criança que é corrigida com umas palmadas aprenderá a se comportar direito. A criança que sempre faz o que quer faz seus pais passarem vergonha em público”.

CONCLUSÃO
         Eu poderia falar de várias outras coisas, mas vou parar por aqui. Não escrevi esse texto para polemizar, mas para nos lembrar que estamos sim nos últimos dias, onde a bíblia diz:
“Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo”. Mateus 24.12

         Que Deus abençoe a sua vida e te faça perseverar na fé!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...