segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Epitáfio

Provavelmente, algum dia você já ouviu, mesmo que apenas um trecho, a música ‘Epitáfio’ da banda Titãs. A letra dessa música possui umas frases interessantes como "Devia ter amado mais", "Queria ter aceitado as pessoas como elas são" (não vale ler cantando hein? kkkk), dentre outras.
Segundo o dicionário, epitáfio é a inscrição sobre lápides tumulares ou monumentos funerários, ou seja, uma inscrição que diz algo sobre quem ali foi sepultado. No túmulo do escritor Fernando Sabino por exemplo está escrito: “Aqui já Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino”.
Refletindo um pouco sobre a letra dessa música percebo alguns arrependimentos por parte de quem escreveu, pois na letra existem várias frases como as que citei acima, que têm como característica a conjugação do verbo no pretérito imperfeito (devia, queria), e isso é comum para alguém que está arrependido.
Arrependimento costuma ser uma coisa boa, significa mudar de ideia/convicção. Quando vejo alguém dizer algo como "Não me arrependo de coisas que fiz, mas sim do que não fiz" fico perplexo e ao mesmo tempo com dó, pois alguém que não se arrepende de seus erros está trilhando um caminho nada agradável.
A palavra de Deus fala o tempo todo, principalmente no Novo Testamento, sobre arrependimento e há uma ligação entre arrependimento e salvação. No livro de Atos por exemplo, vemos no discurso de Pedro no dia de Pentecostes:
"Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo".
O arrependimento é o primeiro passo para a salvação. Uma vez que mudamos a nossa opinião em relação a Jesus Cristo, crendo nEle como Único e suficiente Salvador, entendemos por exemplo que é pela misericórdia dEle que somos salvos e agora somos nova criatura. Então olhamos para trás não com um pesar, mas compreendendo que as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo (2 Co 5.17). E isso nos incentiva a não olhar para o que deixamos de fazer, mas para o que ainda podemos fazer.
Paulo escrevendo a Tito diz que a compreensão da graça de Deus nos ensina a renunciar às paixões do mundo e a viver de maneira sensata, justa e piedosa no presente, enquanto aguardamos o que nos espera no futuro, os céus (Tt 2.11-13).
Que vivamos constantemente buscando e pregando esse arrependimento que gera salvação, renúncia, sensatez, justiça e piedade! Pois esse não se trata de um arrependimento de quem perdeu, mas de quem ganhou a vida eterna.

Que Deus abençoe sua vida e lhe conduza ao arrependimento sincero!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...