sábado, 12 de maio de 2012

A cruz de Cristo


Leitura Principal: Hb 10.12-18; 1 Co 1.18
Introdução
         O apóstolo Paulo fala que a mensagem da cruz é loucura para os que perecem, porém, para nós que somos salvos é poder de Deus.
         Portanto, hoje vamos falar sobre a importância da cruz, sua representação e o seu significado, algo que deve estar no nosso coração.

I- Representação da Cruz
a) Instrumento de Punição – A crucificação foi um dos métodos de castigo mais cruéis nas civilizações antigas. Não se tem conhecimento de ter sido adotada pelos hebreus, especialmente na Lei de Moisés.
         O método da punição pela crucificação foi mais usado nos tempos do Império Romano. Crê-se que foi criado na Pérsia, trazido ao Ocidente por Alexandre, sendo copiado depois, pelos romanos.
         O ato da crucificação bastante conhecido fazia com que o peso das pernas sobrecarregava a musculatura abdominal que, cansada, tornava-se incapaz de manter a respiração. O condenado na maioria das vezes alternava em firmar o peso hora nos braços, hora nas pernas para obter uma maior resistência e tentar respirar.
         Antes de chegar ao local da crucificação o condenado ainda carregava uma viga transversa que pesava entre 35 e 60 kg.       
b) A cruz como Símbolo – Em 312 d. C., Constantino a caminho de um embate teve, alegadamente, a visão de uma cruz sobre o qual havia as palavras “Hoc vince”, que significa: “Com este vencerás”. Após a sua vitória, Constantino fez da cruz o estandarte de seus exércitos. Mais tarde, quando o cristianismo tornou-se a religião estatal do Império Romano, a cruz tornou-se o símbolo da igreja.

II- O significado da Cruz de Cristo
a) Substituição – Vincent Taylor prega em seus 3 livros sobre a cruz que "Não, a obra de Cristo foi um ministério realizado em nosso favor, mas não em nosso lugar". Porém John Stott em seu livro a Cruz de Cristo, mas precisamente na segunda parte chamada por ele de “O coração da cruz” ele argumenta que a cruz representa sim a substituição como você pode ver no texto abaixo:
“Pode-se dizer, portanto, que o conceito da substituição está no coração tanto do pecado quanto da salvação. Pois a essência do pecado é o homem substituindo-se a si mesmo por Deus, ao passo que a essência da salvação é Deus substituindo-se a si mesmo pelo pecado. O homem declara-se contra Deus e coloca-se onde Deus merece estar; Deus sacrifica-se a si mesmo pelo homem e coloca-se onde o homem merece estar. O homem reivindica prerrogativas que pertencem somente a Deus; Deus aceita penalidades que pertencem ao homem somente.”
         Apesar da complexidade, uma profunda e cuidadosa análise desse texto nos leva então a entender porque a cruz significa também substituição, pois foi através dela que Jesus nos substituiu aceitando penalidades que nos pertenciam se colocando onde nós devíamos estar.
b) Justificação – O livro de Romanos tem como tema “O justo vive pela fé”, agora, o que gostaria de enfatizar é a seguinte pergunta: Fé em que? Ou em quem?
         As respostas a essas perguntas então seriam: Na cruz de Cristo!
         Segue Stott em um comentário sobre o livro de Romanos:
Sem a cruz, a justificação do ímpio seria injusta, imoral e, dessa forma, impossível. A única razão pela qual Deus ‘justifica o ímpio’ é que ‘Cristo morreu pelos ímpios’. Só porque Ele derramou o Seu sangue numa morte sacrificial por nós, pecadores, é que Deus pode justificar justamente o injusto.”
         Conclui-se então que a nossa substituição por Cristo nos isenta da condenação porque fomos justificados por Ele na cruz, e isso, faz de nós, salvos mediante fé pela graça.

III- Conclusão - A importância da Cruz
         Somos salvos pela justificação na cruz por Cristo Jesus, justificação essa através da substituição do homem, por Deus.
         Jesus foi morto sim pelo mais severo e mais humilhante castigo de todos os tempos para que eu e você tivéssemos vida e vida em abundância.
A cruz é apenas um símbolo que deve não ser usado como amuleto ou objeto de supertição, mas como o disse o Pr Itamar Tolentino: O valor da cruz não está no fato de mostrá-la exteriormente, no corpo, mas, sim, no coração.
         Deixo agora algumas frases relacionadas ao nosso assunto para que você possa refletir:
“A cruz é o epítome do amor de Cristo e a inspiração do nosso”.
“Assim, pois, a cruz de Cristo é o evento no qual Deus simultaneamente torna conhecida sua santidade e seu amor, em um único evento, de um modo absoluto. A cruz é o único lugar em que o Deus amoroso, perdoador e misericordioso é revelado de tal modo que percebemos que a sua santidade e o seu amor são igualmente infinitos”.
“A cruz intensifica o Rei divino que bancou o “louco” para acabar com a loucura do pecado e da morte. O que toda essa conversa sobre a loucura de Deus, significa para nós? Significa que tudo o que dizemos para Deus na adoração e na pregação deveria ser moldado pelo vocabulário da cruz”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...